GIFE reúne atores do Ecossistema Social Fortaleza

Evento reunirá organizações da sociedade civil para debater principais achados do principal encontro sobre Investimento Social Privado e Filantropia da América Latina.

RICARDO FERRO
06/05/2025 11h20 - Atualizado há 11 horas

GIFE reúne atores do Ecossistema Social Fortaleza
Divulgação

No próximo dia 9 de maio de 2025 (sexta-feira), das 13h30 às 16h, Fortaleza será palco de um encontro dedicado ao fortalecimento da colaboração entre o investimento social privado e as organizações da sociedade civil (OSCs). O evento, intitulado “Diálogos pós-Congresso: como fortalecer a parceria entre quem doa e quem faz acontecer” é uma realização conjunta do Instituto Phi, IPOM, Phomenta, CIEDS e GIFE.

A iniciativa surge como um desdobramento do 13º Congresso GIFE – Desconcentrar Poder, Conhecimento e Riquezas, com o objetivo de aprofundar as reflexões iniciadas durante o evento nacional e construir, de forma coletiva, caminhos possíveis para superar os desafios sociais e aproveitar as oportunidades do cenário do investimento social privado hoje no Brasil.

Com protagonismo de lideranças comunitárias a frente de organizações sociais do Rio de Janeiro e do Ceará, o encontro será um espaço de escuta ativa, troca de experiências e construção de vínculos, voltado a OSCs de diferentes perfis — inclusive aquelas que não participaram do Congresso. As vagas são limitadas, e a participação é gratuita e  mediante inscrição prévia.

Mais do que um debate, o encontro pretende fomentar ações concretas de cooperação, promovendo o engajamento contínuo entre os diversos atores do ecossistema social.

 

Serviço:

Local: Av. Eng. Luiz Vieira, 555 – Papicu, Fortaleza – CE
Data: 09 de maio de 2025 (sexta-feira)
Horário: das 13h30 às 16h00
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf81lASbTwb1sZ5GCd5LbvpCV8_PmS5k6RzmtUuhDrZfko04g/viewform

 

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi é uma organização não governamental que orienta indivíduos e empresas na elaboração de estratégias para uma filantropia eficiente, ao mesmo tempo em que fortalece a gestão de projetos sociais e culturais. Com soluções inovadoras e personalizadas, a instituição busca potencializar o impacto do Terceiro Setor. Em 11 anos de atuação, o Phi já apoiou mais de 2.100 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 241 milhões para o setor e alcançou a vida de mais de 3,4 milhões de pessoas.

 

Sobre o GIFE

Há 30 anos, o GIFE atua pelo fortalecimento do Investimento Social Privado no Brasil. A organização reúne 170 associados que investem e/ou executam iniciativas e projetos de interesse público voltados à redução das desigualdades, geração de renda e oportunidades, justiça climática, sustentabilidade, equidade racial e de gênero, educação, saúde e apoio à juventude, entre outros temas. Considerando apenas o ano de 2022, estes investidores direcionaram R$ 4,8 bilhões para ações filantrópicas de impacto social.

 

Sobre a Phomenta

A Phomenta é um negócio de impacto que apoia e conecta ONGs, institutos, fundações e empresas para transformação de seus territórios e causas. A organização facilita espaços para conexão e colaboração, conduz formações práticas em gestão para ONGs, coordena programas de voluntariado, e produz conteúdos e pesquisas sobre o Terceiro Setor. Nos últimos anos, capacitaram mais de 500 ONGs de todas as regiões do Brasil e mobilizaram mais de 800 colaboradores de empresas. Além disso, são criadores do Portal do Impacto, uma plataforma de conteúdos gratuitos sobre gestão e captação de recursos para o terceiro setor, com mais de 3 mil acessos todos os meses.

 

Sobre o CIEDS

O CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) tem 26 anos de atuação em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas mais diversas causas com o objetivo comum de enfrentamento à pobreza. O trabalho inclui a construção de soluções que fortalecem os territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. Ao longo das últimas décadas, foram desenvolvidos mais de 760 projetos, com mil parceiros financiadores, impactando 2,5 milhões de beneficiários diretos em todo o país. Os principais focos da atuação do CIEDS são educação, engajamento cívico, inclusão social e bem-estar, empreendedorismo e socioambiental. Entre 200 organizações avaliadas, o CIEDS foi eleito como a primeira organização social do Brasil e da América Latina e 44ª do mundo em 2024, segundo o ranking internacional thedotgood.

 

Sobre o Instituto Povo do Mar

O Instituto Povo do Mar acredita que o amor transforma vidas, e por meio da promoção de Justiça Social, vem contribuindo para uma agenda de desenvolvimento Global (ODS). Desejamos um mundo mais humano, e com oportunidades para todos.m Com isso em mente, o IPOM, organização sem fins lucrativos que nasceu em 2010, vem desde então desenvolvendo seu Programa de Educação Integral Sistêmica, Mobilizando recursos para atender masi de 500 crianças e adolescentes diariamente no seu contraturno escolar, já foram milhares em 15 anos. Somo vetor de transformação social promovendo o desenvolvimento humano e territorial do Grande Vicente pinzon. Hoje o Instituto funciona na Praia do Futuro e todas as atividades são oferecidas gratuitamente às crianças aos adolescentes e suas famílias. 

Nos últimos dois anos teve seu trabalho reconhecido e premiado como melhor ONG do Ceará nos anos de 2023 e 2024, está ainda entre as 100 melhores ONSG do Brasil. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO FERRO MACEDO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »