Brasil registra abertura de 1,4 milhão de pequenos negócios no primeiro trimestre do ano
MEIs correspondem a 78% desse total. Lançada há um ano, nova política para micro e pequenas empresas faz Brasil se tornar o 6º país com mais empreendedores estabelecidos
PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO BACKSTAGE ASSESSORIA
06/05/2025 10h37 - Atualizado há 16 horas
Divulgação - freepik
Os três primeiros meses do ano foram de alta na abertura de pequenos negócios no Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O número de novos CNPJs chegou a 1.407.010 até março de 2025, com destaque para os microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do total.
No primeiro trimestre do ano, o volume de MEIs registrados no país cresceu 35% em comparação com o mesmo período de 2024. Já as micro e pequenas empresas tiveram um aumento de 28%. No recorte por regiões, Sudeste, Sul e Nordeste lideram a abertura acumulada de pequenos negócios, com São Paulo (28,6%), Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (7,8%) nas primeiras posições entre os estados. Contudo, na comparação com o primeiro trimestre de 2024, Ceará, Piauí e Amazonas tiveram o maior avanço no cadastro de empreendimentos de pequeno porte, com 56,8%, 55,3% e 51,3% respectivamente.
Em março de 2025, o setor de Serviços obteve o melhor desempenho, com 257.156 pequenos negócios abertos (63,7% do total), seguido por Comércio, com 83.921 (20,8%), e Indústria da Transformação, com 30.859 (7,6%). Segundo o estudo, o país possui 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, formal ou informal. Entre os fatores que justificam o indicador está o aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos (com mais de 3,5 anos de operação). Esse indicador saltou de 8,7%, em 2020, para 13,2% no ano passado.
Igor Henrique, publicitário e investidor de negócios, atua promovendo o crescimento através da gestão de marketing, investimento inicial e consultoria para que esses negócios não morram logo de início: “Para sustentar o crescimento e superar os desafios, é fundamental que os pequenos negócios invistam em profissionalização, gestão eficiente, inovação e na exploração de novas tecnologias, como a digitalização e o e-commerce. O apoio contínuo por meio de políticas públicas que simplifiquem processos, facilitem o acesso a crédito e promovam a capacitação empresarial também é essencial para fortalecer esse importante motor da economia brasileira’, comenta.
Assim como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”, o marketing também é um ponto importante para o sucesso dos pequenos empresários. “A gestão de marketing não é um custo, mas sim um investimento essencial para o crescimento e a sustentabilidade de um pequeno negócio. Ela permite construir uma marca forte, atrair e fidelizar clientes, aumentar as vendas e se destacar da concorrência, utilizando os recursos de forma inteligente e mensurável”, conclui Igor.
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