ABDA é vice-campeã da Copa Sub-14 de polo aquático feminino e masculino

Equipe ainda teve três atletas escolhidos para figurarem na seleção do campeonato

SHEILA JUNQUEIRA
05/05/2025 16h23 - Atualizado há 18 horas

ABDA é vice-campeã da Copa Sub-14 de polo aquático feminino e masculino
Divulgação ABDA

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) foi vice-campeã da Copa Sub-14 de polo aquático feminino e masculino, evento organizado pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) e realizado entre os dias 1 e 4 de maio, no Complexo Aquático Devanir Wanderlei Penteado Jr (Bolão), na cidade de Jundiaí (SP).

No naipe masculino, a Copa Sub-14 foi disputada por 10 equipes:  A Hebraica, ABDA, Clube Athletico Paulistano, Clube Jundiaiense, Clube Paineiras do Morumby, Clube de Regatas do Flamengo, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Rio Aquatics, SESI-SP e Sociedade Hípica de Bauru (SHB), equipe mantida pela ABDA.

No naipe femiinno, foram 6 times inscritos: ABDA, Paulistano, Flamengo, Pinheiros, Instituto Rio Aquatics e SESI-SP

A campanha da ABDA no masculino foi marcada por 6 vitórias e 1 derrota, na final contra o SESI, resultando na conquista do vice-campeonato. O placar do jogo da final foi 13 a 9. O terceiro lugar ficou com o Paulistano que foi vencido pela ABDA na semifinal.

A campanha da ABDA no feminino teve 3 vitórias, um empate no tempo regular da semifinal com derrota nos pênaltis e duas derrotas. O jogo da final entre ABDA e SESI terminou com placar de 9 a 2, conferindo o vice-campeonato para as bauruenses.

A ABDA ainda teve três atletas figurando na seleção do campeonato. No feminino, a atacante Rafaela Vitória e, no masculino, o marcador Gabriel Berbert e o atacante Alexandre Santos.

Avaliação - Emerson Martins, técnico do time masculino da ABDA, avaliou o desempenho da equipe na Copa Sub-14.  “O campeonato foi excelente tanto os meninos quanto as meninas fizeram um ótimo campeonato, evoluíram bastante durante a competição. Pena que perdemos na final nos dois naipes, mas eram os jogos difíceis que poderíamos ganhar ou não. Porém, foi um jogo bonito, bem disputado e o título ficou em boas mãos para as equipes vencedoras”, comentou Emerson Martins.

Eduardo Cintra, técnico do time feminino da ABDA, definiu a competição como “desafiadora do início ao fim, mas também muito gratificante” com destaque para a evolução no aspecto psicológico das atletas.

“Iniciamos o campeonato enfrentando algumas dificuldades na fase de grupo, tivemos duas partidas duras com ajustes técnicos e táticos muito importantes. O principal desafio e a maior evolução que obtivemos foi no aspecto mental/psicológico, mesmo após duas derrotas na fase de grupo encararam de cabeça erguida o Pinheiros, em uma semifinal emocionante, onde nos últimos três segundos nossa jogadora Clara Greatti conseguiu fazer um gol de meio de campo resultando em empate e decisão nos pênaltis”, relembra.

O técnico ressaltou a união da equipe na cobrança de pênaltis da semifinal. “Jogadoras novas puxando uma responsabilidade muito grande para elas. Em meio às cobranças, algumas jogadoras estavam ajoelhadas no banco de reservas rezando para conseguirmos a vitória. O resultado não poderia ser outro. Após a sexta cobrança de pênalti conseguimos a vaga para a final contra o SESI.”

“Na final, mesmo as jogadoras esgotadas fisicamente após um total de 6 partidas jogadas, deram tudo de si dentro da água, mostrando sua persistência e sua fé. Infelizmente, não saímos com a vitória que tanto esperávamos, mas saímos com muita motivação e vontade para evoluirmos e chegarmos cada vez melhor nos próximos campeonatos. Como diz o lema da ABDA: HUMILDADE, reconheceram e aprenderam com seus erros, PERSISTÊNCIA, continuaram dando seu melhor independente do resultado, e FÉ de não desistir jamais e acreditar que mesmo que tenhamos apenas 3 segundos de jogo ainda podemos sair com a vitória”, pontuou Eduardo Cintra.

Campeonato Paulista Adulto – O fim de semana também contou com rodada do Campeonato Paulista Adulto de polo aquático masculino, em São Paulo (SP). Na sexta (2/5), na piscina do Paulistano, a ABDA empatou em 19 a 19 com os anfitriões. Na disputa de pênaltis, vitória do Paulistano.

No sábado (3/5), na piscina do Pinheiros, outro empate entre ABDA e Pinheiros em 18 a 18. Na disputa de pênaltis, a vitória foi dos donos da casa.

No domingo (4/5), na piscina do SESI, a partida entre ABDA e SESI terminou com vitória do time da capital por 11 a 10.

A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SHEILA TEIXEIRA JUNQUEIRA
[email protected]


FONTE: https://abdabauru.com.br/poloaquatico-copasub14-2025
Notícias Relacionadas »