O cafezinho de todo dia é mais do que um simples hábito, faz parte da cultura do nosso país, sendo símbolo de hospitalidade, energia e conexão entre pessoas.
Na rotina dos brasileiros, o café está presente durante as manhãs e sempre após as principais refeições do dia, o que mostra que o grão acompanha gerações, sempre se modernizando ao longo do tempo, mas nunca sem perder sua essência. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem no setor cafeeiro um dos pilares da sua economia e é um reflexo de sua tradição agrícola e inovação constante.
Consumo em ascensão
Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2024, a produção nacional do café alcançou R$ 54,2 milhões de sacas de 60kg, consolidando o Brasil como líder mundial na produção do grão. Apesar de desafios climáticos, como estiagens e altas temperaturas, o setor demonstrou resiliência e capacidade de adaptação.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo do café também teve um aumento no Brasil entre novembro de 2023 a outubro de 2024. Ao todo, foram consumidos 21,9 milhões de sacas, um aumento de 1,1% em relação ao período anterior. Esse volume representa 40,4% da produção nacional, evidenciando a paixão dos brasileiros pela bebida.
Na economia, o setor cafeeiro teve um impacto expressivo. Ainda de acordo com a Abic, o faturamento da indústria de café torrado em 2024 atingiu R$ 36,82 bilhões, um salto de 60,85% comparado a 2023. Esse crescimento reflete a valorização do produto e a disposição dos consumidores em investir em cafés de qualidade superior.
Investindo em qualidade
Sinônimo de modernidade e qualidade, a franquia Mr. Black Café Gourmet, referência no segmento de cafeterias, tem contribuído para o consumo do café perdurar por muitas gerações. Fundada em 2006, em Belo Horizonte/ MG, a rede se consolidou rapidamente no mercado de cafeterias gourmet, pautando-se em três pilares essenciais: produtos de alta qualidade, ambiente moderno e acolhedor, e atendimento diferenciado.
Mesmo com o aumento significativo no preço do café, que infelizmente é necessário ser repassado ao consumidor final, a bebida ainda segue sendo a escolha preferida de muitos. Afinal, é impossível os brasileiros não tomarem nenhuma xícara por dia.
Para Cristian Figueiredo, CEO da Mr. Black Café Gourmet, é importante, nesses momentos, investir em inovações que atendam as expectativas do público que está, cada vez mais, sedento por novidades.
Cafés especiais
O mercado de cafés gourmet no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo a mudança no paladar dos consumidores que buscam produtos de maior qualidade e experiências diferenciadas. Estima-se que entre 5% e 10% do consumo nacional de café já seja dedicado a esse segmento.
Em termos de preços, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o valor médio no varejo dos cafés gourmet registrou um aumento de 16,17% ao longo de 2024, indicando uma valorização e maior disposição dos consumidores em investir nesses produtos de qualidade superior.
Esse cenário evidencia uma tendência crescente no mercado brasileiro, com consumidores cada vez mais interessados em cafés especiais e gourmet, impulsionando a diversificação e sofisticação da oferta disponível.
Tendências para 2025
Para inovar e continuar conquistando as preferências dos consumidores, Cristian Figueiredo revela que uma das principais tendências para esse ano é novas receitas e métodos de preparo do café. “O cliente gosta de novidades e os jovens do que pode se tornar instagramável. Daí a necessidade de criar novas receitas ou detalhes que chamem a atenção e rendem boas fotos, como por exemplo a apresentação do café com novas decorações e até mesmo customização”, diz o empresário.
Acompanhamentos diferenciados como bolos artesanais, cookies recheados, croissants e opções mais saudáveis, como pães de fermentação natural e sobremesas sem glúten também estarão em alta. “Na Mr. Black a nossa grande aposta é o bolo red velvet, uma receita que eu trouxe de viagem a Nova York e que é o maior sucesso em todas as nossas unidades. Esse bolo vai bem com um cafezinho ou qualquer outra bebida. O sabor azedinho do glacê agrada a todos e em qualquer combinação”, fala.
Tecnologia e interação com cardápios digitais, programas de fidelidade e até cafés com QR Codes que contam a história do grão usado é algo que promete mudar esse mercado. “Aqui na Mr. Black utilizamos o programa fidelidade, a cada 1 visita o cliente ganha um ponto, juntando 10 pontos ele resgata qualquer café da casa. Essa ação possibilitou um aumento de 10% nas vendas e tem ajudado na fidelização. Essa estratégia vale muito a pena”, revela Figueiredo.
A inovação nas cafeterias vai além do sabor do café. Trata-se de proporcionar uma experiência completa ao cliente. Desde novas receitas e métodos de preparo até ambientes aconchegantes e instagramáveis, essas mudanças visam atrair e fidelizar um público cada vez mais exigente.
Sobre a Mr. Black Café Gourmet
Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a franquia de cafeteria gourmet consolidou-se rapidamente no mercado, baseando-se em três pilares essenciais: alta qualidade dos produtos, ambiente moderno e acolhedor, e atendimento diferenciado. Em 2012, os gestores implementaram um plano estratégico de longo prazo, expandindo a marca por meio do sistema de franquias. A marca oferece mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos e conta com quatro modelos de negócios: express, quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping ou aeroportos com investimento inicial a partir de R$ 156.900,00, além de retorno previsto entre 24 a 36 meses. https://mrblackcafe.com.br/
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