O tempo revelado em "Pé de Tempo": Iyalorixá Martha Sales lança seu novo livro na Bienal do Rio em celebração aos ciclos da vida e à ancestralidade

Martha apresenta uma obra poética que entrelaça o tempo como divindade interior, as memórias do corpo e a sabedoria ancestral

TAMYRIS TORRES
30/04/2025 15h30 - Atualizado há 9 horas

O tempo revelado em Pé de Tempo: Iyalorixá Martha Sales lança seu novo livro na Bienal do Rio em celebração aos ciclos da vida e à ancestralidade
Arquivo pessoal
 

A Bienal do Rio de Janeiro 2025 será palco do lançamento de "Pé de Tempo", segundo livro da escritora Martha Sales, nos dias 18 e 19 de junho, com sessões de autógrafos no acolhedor estande "Escreva, Garota!". Nesta obra singular, Martha, que também é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, tece uma narrativa poética e profunda sobre o tempo não como uma mera cronologia, mas como uma força divina que reside em cada um de nós, pulsando através de nossas memórias corporais e conectando-nos aos ciclos incessantes da existência.

"Pé de Tempo" é também um trocadilho bem-humorado e convida o leitor a uma jornada introspectiva, onde o tempo se personifica em uma musa inspiradora, uma entidade feminina que acompanha os ritmos da vida: o plantar e o brotar de novas ideias, o semear de afetos, o amadurecimento das experiências e os inevitáveis ciclos que marcam a existência, do ciclo menstrual a menopausa. Com uma sensibilidade ímpar, Martha Sales explora as mudanças que o tempo impõe, as redescobertas que ele proporciona e a constante transformação pessoal que molda quem somos.

As páginas de "Pé de Tempo" ressoam com a sabedoria ancestral, com a força do axé e a potência curativa do terreiro, espaço-tempo de acolhimento e metamorfose. A autora, com a vivência e a cosmovisão de uma Iyalorixá, entrelaça a passagem do tempo com as noções de destino, de falta e de ausência, contrapondo-as com a busca incessante pela jovialidade e a aceitação das marcas do tempo na pele, nas rugas que contam histórias.

Longe de ser um lamento pelo envelhecimento, "Pé de Tempo" celebra a reinvenção, o aprendizado contínuo e a liberdade encontrada no tempo livre, naquele espaço onde a alma pode se expandir e florescer. Martha Sales nos presenteia com uma visão do tempo como uma teia complexa que nos conecta ao passado, nos impulsiona ao presente e nos abre para infinitas possibilidades futuras.

Com uma linguagem rica e evocativa, a autora, que também é especialista em Antropologia e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual, membro de núcleos de pesquisa em Sergipe e fundadora de espaços dedicados à cultura afro-brasileira, oferece uma perspectiva única sobre o tempo enquanto divindade feminina, uma força motriz que nos habita e nos convida a dançar no ritmo da vida.

Durante a Bienal, a autora também convida os leitores a acompanharem o seu bate-papo na areninha do Escreva, Garota!, no dia 19 de junho, às 19h. O tema: “Um dedinho de prosa, uma pitada de poesia e axé: literatura e ancestralidade” trará uma rica e multifacetada exploração da influência da ancestralidade na literatura contemporânea, permeada pela força espiritual e cultural do axé e expressa tanto na forma da prosa quanto na beleza da poesia.

Literatura como herança e resistência

Martha Sales não apenas escreve poesia: ela traduz em palavras a voz dos ancestrais. Seus textos mergulham e dialogam com a natureza, os mitos e a espiritualidade de matriz africana. Em um país onde 1.075 casos de intolerância religiosa foram denunciados em 2022 (Disque 100), sendo a maioria contra terreiros de Candomblé e Umbanda, sua obra se torna um manifesto pela liberdade de culto.

Dados que comprovam a urgência do debate

  • Apenas 2,3% dos autores publicados no Brasil são negros (IBGE, 2022).
  • Em 2023, o STF tornou a intolerância religiosa crime inafiançável (Lei 14.532).
  • A cada 15 horas, um terreiro sofre violência no Brasil (Relatório da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras).

Serviço:

  • Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Pé de Tempo" com a autora Martha Sales
    • Datas: 18 e 19 de junho de 2025 (quarta-feira e quinta-feira)
    • Local: Estande "Escreva, Garota!" na Bienal do Rio de Janeiro
  • Bate-papo com Martha Sales: “Um dedinho de prosa, uma pitada de poesia e axé: literatura e ancestralidade” 
    • Datas: 19 de junho de 2025 (quinta-feira), às 19h
    • Local: Areninha do "Escreva, Garota!" na Bienal do Rio de Janeiro
 

Lançamentos nas antologias da Lura Editorial:

A participação de Martha Sales na Bienal do Rio de Janeiro será ainda mais enriquecedora com o lançamento de suas contribuições em diversas antologias pela Lura Editorial. Os leitores terão a oportunidade de encontrar a sensibilidade poética da autora nas obras "Viva Poesia 2024", celebrando a vitalidade da palavra; em "Folhas de Outono: Poesias em quatro estações", explorando as nuances e reflexões da alma em sintonia com os ciclos da natureza; e em "Nós: poesias para tardes ensolaradas", onde seus versos iluminam e aquecem os corações, demonstrando a versatilidade e o talento de Martha Sales em diversas formas de expressão poética.

 

Sobre a autora:

Martha Sales é Iyalorixá, professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NPEABI/UFS), membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étinicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar. Com "Pé de Tempo", sua segunda obra, Martha Sales confirma sua voz potente e sensível na literatura contemporânea, explorando as profundezas da experiência humana com uma perspectiva enraizada na sabedoria ancestral e na sua vivência como Iyalorixá.

Contato para Imprensa: Tamyris Torres | [email protected] | 21 97132-8024

Redes sociais da autora: https://www.instagram.com/martha_sales 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa da autora
Notícias Relacionadas »