Peça teatral infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2” ensina a importância de preservar a natureza para as crianças de Santos

Ações consistem na criação, produção e circulação de peça teatral infantil e realização de oficinas de artes cênicas

ISABELLE MANCINI
30/04/2025 14h58 - Atualizado há 8 horas

Peça teatral infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2” ensina a importância de preservar a natureza para as crianças de Santos
Grupo Komedi

As crianças de Santos recebem, de 5 a 12 de maio, apresentações da peça teatral infantil “Para Sempre Meio Ambiente 2”, que também conta com a realização de oficinas de arte cênicas. 

As apresentações serão gratuitas e realizadas com o objetivo de contribuir para a humanização, imaginação e socialização das crianças.

O projeto também conta com oficinas de artes cênicas de iniciação teatral que serão realizadas após as apresentações, para um público de 40 crianças, com duração de 60 minutos, com objetivo de estimular a cooperação, o trabalho em equipe e aprimorar competências para a tomada de decisão, ensinando técnicas de expressão corporal, desenvolvendo coordenação motora, concentração e criatividade.

A metodologia inclui atividades de expressão corporal (jogos rítmicos e percussão corporal), exercícios de voz e entonação (trabalhando emoções) e encenação lúdica de trechos da peça. Os temas abordados envolvem sustentabilidade, prevenção de incêndios e valorização da vida na natureza.

O projeto conta com intérpretes de Libras, abafadores para crianças TEA e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Sobre a peça:

Em Terra Linda, uma cidade onde a natureza é preservada, a menina Clara e seus amigos, o Macaco Sagui e a Arara, vivem em harmonia com o meio ambiente. Certo dia, enquanto brincavam sob o Jacarandá, árvore mais importante da cidade, Sagui sente um cheiro estranho: fumaça! 

Preocupados, eles seguem o rastro e descobrem um grupo de desmatadores destruindo a floresta. Para salvar seu lar, os amigos embarcam em uma aventura cheia de desafios e lições sobre preservação ambiental, contando com a ajuda do público para educar os invasores e restaurar a paz na floresta. Será que conseguirão?

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Para Sempre Meio Ambiente 2" tem a produção Lígia Aydar, apoio da Komedi Projetos e Altia, com patrocínio da Brasil Terminal Portuário e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na educação socioambiental como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região. O projeto ensina, de forma lúdica, temas essenciais para que crianças e jovens se conscientizem do importante papel que podem exercer na construção de um mundo mais sustentável”, afirma Claudio Oliveira, CEO da BTP.

Sobre a Brasil Terminal Portuário: Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul.

Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEU. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »