O minidocumentário “Nando”, da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) criado pela produtora Hazze, sobre a história do atleta da paranatação Luiz Fernando Antônio Rodrigues, um dos 35 vídeos selecionados no shortlist (lista de finalistas), conquistou hoje (30/4) a estatueta de bronze no prêmio internacional “The Clio Awards”.
A premiação, criada em 1959 nos Estados Unidos, é voltada a reconhecer a excelência criativa na publicidade, design e comunicação. Com a conquista, o vídeo Nando, e consequentemente a ABDA, são divulgados internacionalmente.
"Receber um Bronze no Clio Awards com 'Nando' é uma honra imensa. É um reconhecimento que celebra o poder de uma história real, contada com afeto e intenção. Acreditamos no impacto que narrativas como essa podem gerar, e ter isso validado por um júri internacional nos dá ainda mais força para seguir nesse caminho”, comemorou Daniel Retz, diretor do filme e cofundador da Hazze, logo após saber da conquista.
“Este prêmio é concedido pela The Clio Awards Organization, com sede em Nova York, e é considerado um dos mais relevantes e respeitados prêmios da indústria criativa mundial, ao lado de festivais como Cannes Lions e D&AD”, explica Júlia Torres, diretora de produção da Hazze.
O minidoc Nando esteve na mesma categoria e disputou com trabalhos de marcas e campanhas grandes, como a do Dia das Mães, de O Boticário. A entrega da premiação acontecerá no dia 13 de maio, em Nova Iorque.
+VEJA MAIS: minidocumentário completo no LINK
Estreia de sucesso - Esta é a primeira vez que a produtora Hazze entra no Clio Awards e já com um filme entre os shortlisted na categoria Direção e a conquista da estatueta de bronze. “As peças são avaliadas por um júri internacional especializado, dividido por áreas de atuação, e os trabalhos são organizados em diversas categorias, como: Film, Design, Digital/Mobile, Experience/Activation, entre outras. Dentro de Film Craft, onde ‘Nando’ foi selecionado, existem subcategorias como Direção, Direção de Fotografia, Edição, Trilha Sonora etc. Os concorrentes variam por ano, mas são centenas de inscrições de agências e produtoras do mundo todo”, comemora Júlia.
A conquista do prêmio coloca o trabalho entre os melhores da categoria. Os vencedores do “The Clio Awards” recebem troféus em ouro, prata e bronze, além do reconhecimento internacional e grande visibilidade no mercado global de publicidade e audiovisual. Para muitos, é um verdadeiro selo de excelência criativa. “Inscrevemos ‘Nando’ primeiramente no Clube de Criação, um dos festivais mais respeitados da publicidade brasileira - e já na estreia, a peça foi selecionada para o Anuário, que destaca os trabalhos mais relevantes do ano. Estar no Anuário não é medalha, mas é selo de excelência: significa que o filme entrou para a seleção oficial do que há de melhor na criatividade nacional. E agora essa surpresa no Clios, que é um prêmio ainda mais concorrido e conceituado”, conta Júlia.
O diretor da Hazze, Daniel Retz, conta que a escolha pelo formato de curta-metragem veio naturalmente. “A história pedia tempo, respiro, emoção. Era mais do que um filme publicitário - era um retrato de transformação real. E, mesmo com poucos recursos, conseguimos colocar sensibilidade, escuta e entrega em cada etapa. Ver esse trabalho ser reconhecido agora, primeiro no Anuário do Clube de Criação, e depois no shortlist do Clio Awards, um dos prêmios mais importantes da publicidade mundial, é uma alegria enorme. É um reconhecimento que valida não só a direção, mas toda a intenção por trás do filme: dar visibilidade a histórias que merecem ser contadas”, comemora o diretor.
O minidocumentário mostra a ABDA com uma linguagem diferente, um visual cinematográfico. “Pretendemos que o vídeo saia do meio de quem já conhece a história, de quem já está acostumado com a ABDA. Queremos que o vídeo Nando ganhe um pouco mais de vida, se espalhe mais, que leve essa mensagem para mais pessoas, fazendo com que mais gente conheça a ABDA e, dessa forma, também alcance potenciais patrocinadores que se juntem a nós para ajudar o projeto a seguir com seu intuito de transformar vidas”, explicou Vinícius Marques, coordenador geral da ABDA, à época do lançamento do vídeo, em 2024.
"O documentário retrata muito o poder de transformação que o esporte realiza na vida das pessoas. É um orgulho muito grande para nós da ABDA podermos contribuir com essa transformação, vivência e evolução de todas as pessoas. O Nando representa várias histórias que temos aqui dentro e cada uma com sua particularidade tem um toque de resiliência . O esporte transforma, o esporte forma e seguiremos com nossos princípios, de humildade, persistência e fé! Sempre em prol das crianças", comentou Carlos Eduardo Pires Lança, coordenador da paranatação da ABDA.
O minicdocumentário Nando está disponível no site da ABDA (https://abdabauru.com.br/nando) e também no canal da entidade no YouTube (https://www.youtube.com/user/ABDABauru).
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SHEILA TEIXEIRA JUNQUEIRA
[email protected]