Clube de Leitura Mãe Leva Outra promove diálogo sobre maternidade real
O livro de Ariana Pereira: "Nunca me contaram" é o escolhido durante o mês das mães
TAMYRIS TORRES
30/04/2025 14h42 - Atualizado há 18 horas
Arquivo pessoal
Em maio, o
Clube de Leitura Mãe Leva Outra convida mães, leitoras e interessadas no tema para refletir sobre os desafios e transformações da maternidade com o livro "Nunca me contaram", de Ariana Pereira. A obra, composta por crônicas escritas ao longo de sete anos, aborda com sensibilidade a solidão do puerpério, as noites em claro, a reinvenção identitárias e os pequenos encantos de acompanhar o crescimento de um filho.
A programação inclui: - Live de lançamento (05 de maio, às 19h): Conversa com a autora Ariana Pereira sobre o processo criativo e as experiências que inspiraram o livro.
- Encontro literário (26 de maio, às 19h): Tendo como debatedora Yasmin Morais (@yasminescritora e @vulvanegra), e com mediação da participante do clube, Cristina Parga com espaço para trocas e reflexões coletivas.
Uma oportunidade para conectar a literatura, afeto e acolhimento em um mês que celebra as mães, mas também evidencia a necessidade de discutir suas dores e potências.
No Brasil, 73% das mães relatam sentir solidão no pós-parto (pesquisa "Saúde Mental e Maternidade", Instituto Bem Querer Mulher, 2023). Além disso, 1 em cada 4 mulheres desenvolve sintomas de depressão perinatal (pesquisa "Estudo sobre depressão perinatal no Brasil", Fundação Oswaldo Cruz, 2022), muitas vezes agravados pela romantização da maternidade e pela falta de redes de apoio.
É nesse contexto que o
Clube de Leitura Mãe Leva Outra se consolida como um espaço seguro para discussões literárias e trocas afetivas. Criado em 2024 como desdobramento da coleção homônima da Editora Urutau (que reúne 13 livros sobre maternidade), o clube é uma iniciativa pioneira para desnaturalizar tabus e trazer a maternagem para a cena, com encontros mensais que alternam entre lives de divulgação e debates temáticos.
Sobre o Clube: O projeto é realizado por um grupo de escritoras-mães que se revezam na mediação, organização e divulgação. A proposta inclui:
- Encontros virtuais para discutir obras da coleção;
- Temas urgentes, como invisibilidade materna, luto gestacional e maternidade solo;
- Ações práticas, como a articulação de pautas para políticas de apoio a mulheres em vulnerabilidade.
Fazem parte da iniciativa as escritoras: - Maríra Castanheiro: "Tornar-se mãeconheira"
- Fabiana Grieco: "Aquela que vejo pelo espelho"
- Valentina da Cunha Jarjura: "A cidade que carrega teu nome como um sussurro no meu ouvido"
- Cristina Parga: "Clearblues Blues"
- Ariana Pereira: "Nunca me contaram"
- Angela Marsiaj: "Soroca"
- Yasmin Bidim: "O corpinho então nada"
- Diana Castilho: "A dança silenciosa dos ausentes"
- Jhenifer Silva: "Do silêncio embaixo d'água"
- Juliana Porto: "O tronco é firme, os galhos finos"
- Marcela Cavallari: "Cavidade materna: Sete camadas de nós"
- Fernanda França de Oliveira: "Palavras que guardei para minha filha"
- Glórias Diógenes: "Mães sem a outra"
- Analu Leite: "Com amor, mamãe"
No mês das mães, o clube reforça seu papel como rede de acolhimento com uma live com a autora Ariana Pereira e o encontro do clube com a participação especial da escritora Yasmin Morais e Cristina Parga, mediando o debate. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em "Estatísticas de famílias monoparentais femininas", em 2022, 11,6 milhões de mães criam os filhos sozinhas no país, muitas sem acesso a suporte emocional ou jurídico. A programação de maio convida todas as mães (e não-mães) a refletir sobre os desafios e delícias da maternagem, a partir da literatura.
Serviço: - Live com Ariana Pereira: 05/05, às 19h - Evento aberto ao público no perfil do Instagram da autora: @arianapereira;
- Encontro do Clube: 26/05, às 19h - Discussão do livro "Nunca Me Contaram" com Yasmin Morais. Evento fechado para inscritos.
Como fazer parte do Clube do Livro Mãe Leva Outra: Basta entrar em contato com o clube pelo formulário: http://bit.ly/3YXH1dJ e adquirir um exemplar dentre os disponíveis das autoras participantes. Os encontros são mensais e online, com um livro discutido por mês.
FICHA TÉCNICA: Título: Nuna me contaram
Autora: Ariana Pereira:
Gênero: crônica, ensaio, literatura brasileira
ISBN: 978-65-6035-014-4
Editora: Urutau
Páginas: 148
Onde encontrar: https://editoraurutau.com/titulo/nunca-me-contaram
Preço: R$52
Ano de edição: 2024
Sobre a autora: Ariana Pereira é jornalista, formada pela Unesp/Bauru. Fez curso de Teologia Pastoral pela Diocese de São José do Rio Preto e está no terceiro ano de Pedagogia. É mãe da Teresa, nascida em novembro de 2016, e da Clarice, um bebê arco-íris que nasceu no meio da pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2021. Atualmente, trabalha na TV Legislativa de Rio Preto e escreve relatos do cotidiano com duas crianças, dias olhando o caos e vendo poesia, e dias olhando pedra e, como diz Adélia Prado, vendo pedra mesmo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]
FONTE: Assessoria de imprensa