Professores ainda têm dificuldades na aplicação de tecnologias em sala de aula

Uma pesquisa para dissertação de mestrado identificou as competências digitais de professores do ensino fundamental em uma cidade do interior da Bahia; o estudo deve servir de base para um programa de capacitação e formação continuada

JULIA VICENTE
29/04/2025 13h41 - Atualizado há 21 horas

Professores ainda têm dificuldades na aplicação de tecnologias em sala de aula
Professores ainda têm dificuldades na aplicação de tecnologias em sala de aula
 

O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado por escolas, faculdades e outras instituições de ensino, como forma de atrair a atenção dos estudantes e prepará-los com mais eficácia para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. É um cenário que torna-se difícil de acompanhar em muitas escolas e sistemas de ensino das periferias e do interior do Brasil, onde os principais obstáculos ainda são a falta de formação específica para o uso pedagógico dessas tecnologias; a infraestrutura inadequada em algumas escolas; a dificuldade em adaptar as metodologias tradicionais para um ensino mais interativo e tecnológico; e a resistência à mudança, por parte de alguns docentes, devido à insegurança no manuseio das ferramentas digitais. 

Esse é o tema da dissertação de mestrado do pesquisador, professor e jornalista José Amorim da Silva Filho, que está em fase de conclusão no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit). O trabalho baseia-se em uma pesquisa para mapear as competências digitais dos professores dos últimos anos do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Barra do Choça (BA), a 507 quilômetros de Salvador. Os docentes responderam a um questionário online baseado no DigCompEdu, um quadro de competência digital para educadores que foi desenvolvido pela União Europeia, mas com uma abordagem que considera o contexto local.  

“O estudo analisa como as TDICs impactam as práticas pedagógicas e propõe estratégias para aprimorar a formação continuada dos docentes. Por meio de reflexões e leituras sobre as tecnologias atuais, busca contribuir para uma educação mais dinâmica, integrada às novas linguagens e aos avanços tecnológicos”, explica Amorim. destacando que o objetivo é identificar os desafios enfrentados pelos docentes no uso das TDICs, fornecendo subsídios para a construção de uma proposta de formação docente específica. 

“Escolhi esse tema porque acredito que a formação digital docente é essencial para a modernização da educação. Durante minha trajetória acadêmica e profissional, percebi que muitos professores enfrentam dificuldades no uso das tecnologias digitais, o que compromete a inovação pedagógica. Diante desse cenário, enxerguei a oportunidade de contribuir para a melhoria da formação docente e, consequentemente, para um ensino mais eficiente e alinhado às necessidades dos alunos e da sociedade como um todo”, diz o autor, que decidiu estudar o assunto a partir da própria vivência como professor da rede municipal.  

A aplicação da pesquisa foi viabilizada a partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado neste ano pela Unit e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) com a Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da sua Secretaria Municipal de Educação. O questionário foi respondido até o último dia 31 de março e seus resultados já entraram na fase de análise. No entanto, Amorim adiantou, com base em dados preliminares, que alguns professores apresentam dificuldades no uso de tecnologias digitais em sala de aula, especialmente na integração desses dispositivos às suas práticas pedagógicas.  

Proposta de formação 

Com base nos resultados do estudo e no acordo de cooperação, será elaborada uma proposta de formação continuada baseada em metodologias ativas, como o uso de inteligência artificial, a gamificação, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a Roda da Pedagogia, criada pelo desenvolvedor australiano Allan Carrington, como um guia para integrar ferramentas digitais ao ensino de forma significativa. Um relatório técnico será elaborado com base na pesquisa e servirá de base para a construção de um modelo a ser aplicado na qualificação dos professores da rede municipal da cidade baiana, que fica próxima a Vitória da Conquista (BA).  

“A minha pesquisa tem como objetivo fortalecer as competências digitais dos docentes, impactando diretamente a qualidade do ensino na rede pública e alinhando-o à realidade digital dos alunos. Sempre enfatizo que, sem formação continuada, os professores terão dificuldades em acompanhar as rápidas transformações da sociedade contemporânea”, exorta Amorim, lembrando ainda que a proposta em elaboração não se limita a uma única rede de ensino, mas pode ser adaptada e implementada em diferentes contextos educacionais. “Esse é o grande diferencial do estudo: sua capacidade de expansão com as devidas adequações. A longo prazo, espera-se que essa formação contribua para um ensino mais inovador, preparando os estudantes para os desafios do século XXI”, completa. 

O pesquisador é graduado em Geografia e em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, estando agora no último ano do mestrado em Educação pela Unit. A dissertação, orientada pelo professor-doutor Ronaldo Nunes Linhares, faz parte da linha de pesquisa "Educação e Comunicação" do PPED, que investiga a relação entre educação e os processos midiáticos. A defesa está prevista para acontecer em dezembro deste ano.  

 

Sobre a Universidade Tiradentes  

Com 62 anos de história, a Universidade Tiradentes (Unit) é a primeira instituição de ensino superior particular em Sergipe e se destaca pelo alto nível de empregabilidade de seus egressos, qualificação do corpo docente, e pelas suas modernas e amplas instalações.  

A Unit tem quatro campi em Sergipe: em Aracaju e nas cidades de Itabaiana, Propriá e Estância. Há ainda 28 polos de EAD em cinco estados do Nordeste, sendo a Unit a instituição pioneira no estado a ofertar ensino a distância (há 20 anos). Cerca de 80% do seu professorado é composto por doutores ou mestres, sendo que 70% dos docentes estão envolvidos em outras atividades de ensino, pesquisa ou extensão.  

Seus Programas de Pós-graduação (PPG) Stricto sensu – que oferecem cursos de mestrado e doutorado — são avaliados nos níveis mais altos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo dois PPGs com nota 5, dois com nota 6 e um com nota 4 (a máxima é 07).  

O corpo docente da Unit, reconhecido internacionalmente, abriu as portas da Unit para firmar parcerias com mais de 60 universidades estrangeiras, nas quais o aluno pode viver experiências acadêmicas em outros países e ainda explorar oportunidades de bolsas de estudo.  

A Unit integra um robusto ecossistema educacional e de pesquisa que inclui o Tiradentes Innovation Center (TIC) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fundamentais para o avanço tecnológico e científico da região e do país. 


 

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JULIA ELIZA VICENTE DA SILVA
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