Dia mundial da Educação: 5 elementos que definem uma educação de qualidade em 2025
No Colégio Santa Catarina de São Paulo, o ensino vai além do conteúdo: promove propósito, protagonismo e transformação social dentro e fora da escola
AMANDA CARVALHO
29/04/2025 09h43 - Atualizado há 19 horas
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Em 2025, falar sobre educação de qualidade é reconhecer que formar estudantes preparados para o mundo exige mais do que bons conteúdos e aprovação em exames. É preciso olhar para o desenvolvimento integral, trabalhar com intencionalidade e criar conexões reais entre a escola, os estudantes e a comunidade. No Dia da Educação (28 de abril), especialistas do Colégio Santa Catarina de São Paulo, compartilham os sete pilares que consideram essenciais para uma educação de qualidade no cenário atual. São ações que vêm sendo colocadas em prática com resultados visíveis na aprendizagem e no envolvimento dos estudantes. 1. Formação contínua e valorização do professor Para oferecer uma educação transformadora, é indispensável investir no educador. A escola aposta na formação continuada, em espaços de escuta e na valorização da autonomia docente. "Professores bem preparados são o coração da escola. Mas tão importante quanto o conhecimento técnico é ter abertura para refletir, inovar e ser escutado. Aqui, o professor não apenas ensina: ele também cresce com a comunidade escolar", afirma o Maurício Muhlfarth coordenador pedagógico do Ensino Fundamental (Anos Finais). 2. Tecnologia como aliada, com propósito claro O uso de recursos digitais não pode ser apenas decorativo: deve apoiar a aprendizagem de forma significativa. A tecnologia é integrada aos projetos pedagógicos para estimular criatividade, resolver problemas e ampliar o repertório dos estudantes. "Usamos a tecnologia para promover engajamento, personalizar o ensino e enriquecer as discussões em sala. Mas sempre com critério — ela não substitui o vínculo humano, apenas potencializa", explica o responsável pela Tecnologia Educacional do Colégio Santa Catarina, Renato Boccia. 3. Propósito claro e alinhado à realidade dos estudantes Projetos e atividades escolares precisam ter conexão com a vida real dos estudantes. Quando eles compreendem a relevância do que estão aprendendo, se envolvem com mais profundidade. "Trabalhamos com temas que fazem parte do cotidiano dos estudantes, como meio ambiente, desigualdade, saúde e cidadania. Isso torna o processo mais significativo e prepara o estudante para atuar no mundo com consciência", destaca Elvis Miranda, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio. 4. Participação ativa dos estudantes como protagonistas Os estudantes devem ter papel central no desenvolvimento dos projetos. Eles são incentivados a propor ideias, planejar, executar e avaliar as ações, assumindo responsabilidades reais. "Quando o estudante se vê como parte do processo, ele aprende com mais autonomia. Não é só executar uma tarefa, é entender por que aquilo importa, qual impacto gera", reforça Maurício Muhlfarth coordenador pedagógico do Ensino Fundamental (Anos Finais). 5. Ações que ultrapassam os muros da escola Projetos com impacto comunitário integram o currículo da escola e promovem transformações reais fora do ambiente escolar. Estudantes já participaram de iniciativas sociais, ambientais e culturais em parceria com instituições locais. "É muito importante ver os estudantes percebendo que podem fazer a diferença na vida das pessoas. Quando um projeto vai além da escola e toca a comunidade, o aprendizado ganha outra dimensão", conta a Professora Bárbara Benedito. No Dia da Educação, o Colégio Santa Catarina reforça seu compromisso com um ensino que prepara para muito além do vestibular: forma cidadãos conscientes, criativos e comprometidos com a transformação do mundo ao seu redor. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA RIBEIRO DA SILVA CARVALHO
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