Segurança na nuvem: estratégias de proteção para gerenciar riscos crescentes

Pesquisa aponta que 95% das organizações participantes sofreram violações relacionadas à nuvem

VICTOR THEODORO
29/04/2025 17h03 - Atualizado há 6 horas

Segurança na nuvem: estratégias de proteção para gerenciar riscos crescentes
público
São Paulo, abril de 2025 – Com o avanço da transformação digital e o uso cada vez maior de serviços em nuvem, empresas de diferentes setores enfrentam um desafio contínuo: proteger seus dados e sistemas nesse ambiente. De acordo com pesquisa "Cloud Security Outlook", realizada pela Cloud Security Alliance, em 2024, 95% das organizações participantes sofreram violações relacionadas à nuvem nos últimos 18 meses, sendo que 92% dessas resultaram na exposição de dados sensíveis.

Os riscos mais frequentes envolvem perda de credenciais, exposição de informações sensíveis e movimentações indevidas de dados, muitas vezes causadas por falhas na gestão de identidades. A gestão de identidades é uma das principais abordagens para enfrentar esse cenário, reunindo práticas e tecnologias que controlam o acesso aos recursos digitais, assegurando que apenas usuários autorizados possam realizar ações específicas, de acordo com seu perfil e contexto de uso.


Entre as estratégias que ganham espaço está o Zero Trust Network Access (ZTNA): partir da premissa de que nenhum usuário ou dispositivo deve ser confiável. Nesse modelo, cada tentativa de acesso é verificada de forma rigorosa, considerando identidade, localização, tipo de dispositivo e outros fatores, com o objetivo de reduzir a superfície de ataque e limitar movimentações dentro dos sistemas.

Em um cenário marcado por ameaças em constante evolução, as organizações precisam repensar suas estratégias de segurança com base em princípios como visibilidade, controle e responsabilidade compartilhada. Por essa razão, a adoção de modelos mais robustos de autenticação, a revisão contínua de permissões e o monitoramento de comportamentos suspeitos em ambientes digitais são medidas fundamentais para reduzir riscos e responder com agilidade a incidentes.

Proteger dados e controlar o acesso em ambientes na nuvem é uma demanda urgente para organizações que desejam manter a integridade de suas operações e a confiança de seus clientes.

Sobre a Tempest:   
A Tempest Security Intelligence é uma empresa do grupo Embraer. Com atuação global, é uma das maiores companhias brasileiras especializadas em cibersegurança.
Sediada no Recife, a Tempest conta com escritórios em São Paulo, e mais de 400 colaboradores. Ao longo dos seus mais de 20 anos de história, a Tempest ajudou a proteger empresas de diferentes portes e setores, com destaque para os setores financeiro, varejo, e-commerce, healthcare e indústria, tanto no Brasil quanto no exterior.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTOR SILVA THEODORO
[email protected]


Notícias Relacionadas »