asa de Vovó Dedé anuncia show “A Arte de Gilberto Gil” com Edinho Vilas Boas, na abertura do Festival Aralume 2025
O show contará com participações especiais de Claudine Albuquerque e Yaya Vilas Boas, numa celebração emocionante da obra de um dos maiores mestres da música popular brasileira.
JACY ABREU
29/04/2025 07h42 - Atualizado há 2 horas
Divulgação - Casa de Vovó Dedé
C A Casa de Vovó Dedé abre a programação da sexta edição do Festival Aralume – Festival de Arte e Cultura Nordestina com a gravação do espetáculo “A Arte de Gilberto Gil”, no dia 30 de abril, às 14h30, na sede da instituição, localizada na Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará, em Fortaleza. Interpretado pelo cantor Edinho Vilas Boas, o show contará com participações especiais de Claudine Albuquerque e Yaya Vilas Boas, numa celebração emocionante da obra de um dos maiores mestres da música popular brasileira. Sob a direção musical de Miqueias dos Santos, a apresentação promete revisitar clássicos que marcaram gerações, em uma tarde dedicada ao talento, à memória afetiva e à força criativa do Nordeste. A ação integra a programação oficial do Festival Aralume 2025, projeto que promove a valorização da cultura popular, a formação de jovens talentos e a democratização do acesso à arte. Com curadoria e direção geral de Ewelter Rocha, o evento reafirma seu compromisso com a preservação das tradições nordestinas, e espera impactar cerca de 900 pessoas ao longo dos próximos meses, além de beneficiar diretamente 60 jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas formativas. Ao longo de sua sexta edição, o Aralume seguirá com uma série de espetáculos inéditos que contemplam diferentes vertentes da música nordestina. No dia 20 de maio, o público poderá conferir “São João: Festa e Folia”, com direção musical de Zé do Norte. Em 22 de maio, será a vez do espetáculo “Canções do Ceará Tradicional e Contemporâneo”, seguido de “Fausto Nilo: 80 Anos de Canção”, no dia 27 de maio, com a voz de Juruviara e direção de Miqueias dos Santos. Em junho, o IV Encontro de Cantadores reunirá nomes da nova geração da cantoria, sob coordenação de Guilherme Nobre. Encerrando a programação, o tradicional "Sons do Nordeste" chega à sua nona edição em 10 de julho, com direção musical de Ferreira Júnior. Além dos shows, o Festival aposta na formação artística como eixo central. Três oficinas gratuitas serão oferecidas, voltadas para jovens entre 7 e 29 anos, especialmente aqueles de famílias de baixa renda. A primeira delas será “Literatura de Cordel: História, Forma e Criação”, conduzida pelo poeta Guilherme Nobre. Em seguida, “Pife: Tradição e Contemporaneidade” trazendo um mergulho no universo do pífano, suas técnicas e trajetória cultural. Para completar, a oficina “Elaboração de Arranjos em Música Popular”, explorando técnicas de criação e orquestração com foco nos ritmos nordestinos. O Festival Aralume é realizado pela Casa de Vovó Dedé e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, com patrocínio das empresas Vonixx, Resibras e Guanabara. A iniciativa também conta com parcerias estratégicas da Bia Gurgel Consultoria, Fix Turismo, Lumepress Comunicação e VSM Comunicação, sendo viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – 8.313/91). Serviço
show “A Arte de Gilberto Gil” com Edinho Vilas Boas, Festival Aralume – Edição 2025
Local: Casa de Vovó Dedé – Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará
Período: Abril a Julho de 2025
Entrada gratuita (mediante agendamento pelo whatsapp (85)98888.2244. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]