Atividade física é aliada no combate à glicemia e colesterol alto

Cerca de 40% da população adulta brasileira tem colesterol elevado, segundo dados da UFMG

PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO BACKSTAGE ASSESSORIA
28/04/2025 10h27 - Atualizado há 10 horas

Atividade física é aliada no combate à glicemia e colesterol alto
Prime - Divulgação
Cerca de 40% da população adulta brasileira tem colesterol elevado, segundo dados da UFMG
A prática regular de atividade física é uma ferramenta poderosa para controlar a glicemia e o colesterol, dois fatores de risco importantes para doenças cardiovasculares. Incorporar exercícios à rotina diária pode trazer benefícios significativos para a saúde, melhorando a qualidade de vida e prevenindo complicações.

Uma revisão de estudos desenvolvida por pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG constatou que, segundo parâmetros da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de um quarto das crianças e adolescentes brasileiros (27,4%) têm colesterol alto e 19,2%, 1 em cada 5, alteração no  LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.

A profissional de Educação Física, Larissa Ciodaro, destaca a importância da prática de atividade física regular no combate às altas taxas de glicemia e colesterol. “Durante o exercício, os músculos utilizam a glicose como fonte de energia, o que melhora a sensibilidade das células à insulina. Isso facilita a absorção da glicose do sangue, reduzindo os níveis de açúcar.  Auxilia na perda de peso e na manutenção de um peso saudável, o que é fundamental para o controle da glicemia, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2.” Comenta. 

Como a atividade física age no controle do colesterol:

Aumento do colesterol HDL ("bom"): A prática regular de exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida e natação, pode aumentar os níveis de HDL, que ajuda a remover o excesso de colesterol das artérias.
Redução do colesterol LDL ("ruim"): A atividade física também pode reduzir os níveis de LDL, o tipo de colesterol que se acumula nas artérias e aumenta o risco de doenças cardíacas.

Melhora da função cardiovascular: O exercício fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, o que contribui para a saúde cardiovascular geral e ajuda a controlar o colesterol.
Larissa fala sobre a dose de atividades que devem ser feitas: “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana 1 para adultos. É importante consultar um médico ou profissional de educação física antes de iniciar um programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição de saúde preexistente. Combine exercícios aeróbicos com exercícios de resistência para obter os melhores resultados no controle da glicemia e do colesterol”, complementa. 

Dicas para incorporar a atividade física à rotina:

Comece com pequenas mudanças, como caminhar por 30 minutos na hora do almoço ou subir escadas em vez de usar o elevador.

Encontre uma atividade que você goste, para que seja mais fácil manter a rotina.
Convide amigos ou familiares para se exercitar com você, o que pode tornar a atividade mais divertida e motivadora.

Defina metas realistas e acompanhe seu progresso para se manter motivado.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »