No período de 3
0 de abril a 9 de maio, de quarta a sexta-feira, o
Festival SP Choro in Jazz apresenta a série
Sound Talks em seu canal no YouTube - @FestivalSPChoroinJazz, sempre às 18h. Trata-se de 10 oficinas musicais com duração aproximada de quinze 15 minutos cada, gratuitas e legendadas, a partir do conceito estético do Festival. Na série, os músicos, virtuoses em seus instrumentos, dão dicas sobre técnicas de execução e apresentam as histórias e curiosidades de seus respectivos instrumentos de forma prática e concisa.
Realizadas desde a primeira edição do Festival SP Choro in Jazz, que ocorreu em formato online em 2021, as oficinas dessa terceira edição têm
Roberta Valente na abertura (30/4) trazendo a História do Choro e, posteriormente, trazendo informações sobre seu instrumento, o Pandeiro (4/5). Os demais participantes da série Sound Talks são:
Olivia Monaco, sobre a Voz (1/5),
Rafael Toledo, sobre a Percussão no Choro (2/5);
Ildo Silva, sobre o Cavaquinho (3/5);
Vitor Lopes, sobre a Gaita (5/5);
João Poleto, sobre a Flauta (6/5);
Gabriel Levy, sobre o Acordeon (7/5);
Vanille Goovaerts, sobre a Rabeca (8/5); e, fechando a série,
Fabio Bergamini, sobre o Handpan (9/5).
O Festival, bem como suas ações, faz homenagem ao choro - manifestação musical nascida no Brasil, há mais 150 anos, que recentemente tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - e ao jazz, manifestação cultural nascida nos Estados Unidos, também há mais de 100 anos
Idealizado e dirigido por Adriana Belic, o Festival SP Choro in Jazz busca evidenciar criações da música instrumental brasileira, do choro e do jazz, com gratuidade em toda a programação. Segundo a idealizadora Adriana Belic, “entre outros motivos, a realização de uma série de oficinas com esses temas contribui não só para o reconhecimento da importância desses gêneros musicais, mas também para que as novas gerações de apreciadores da música brasileira possam ouvi-los, conhecê-los e aprender sobre técnicas e curiosidades dos instrumentos”. A ficha técnica tem Fabio Bergamini na direção das oficinas, Roberta Valente na curadoria de choro e Belic Arte.Cultura na produção geral.
Em 2024, o festival foi contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 - Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Sound Talks do Festival SP Choro in Jazz De 30 de abril a 09 de maio de 2025 - Quarta a sexta, às 18h
Onde: Youtube -
www.youtube.com/@FestivalSPChoroinJazz Acesso: Gratuito.
Horário: 18h. Classificação: Livre. Acessibilidade (apresentações com legendas).
Acesse a programação nas redes sociais: @festivalspchoroinjazz