A Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo reafirma seu compromisso com a transformação social ao manter três Centros Educacionais que oferecem Educação Infantil para crianças de dois a seis anos. Essas unidades são integralmente financiadas pelos recursos obtidos nos quatro colégios da Rede, garantindo educação de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade.
Os Centros Educacionais estão estrategicamente localizados no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), no centro de Juiz de Fora (MG) e no bairro de São Mateus (SP). Essa distribuição permite que a Rede atenda famílias que dependem da escola não apenas para a educação de seus filhos, mas também para garantir um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças possam se desenvolver nos aspectos cognitivo, físico, emocional, social e espiritual.
Anualmente, essas obras sociais impactam mais de 300 crianças e suas famílias. Uma das grandes iniciativas é a segurança alimentar, promovida através da distribuição de mais de 120 mil refeições ao longo do ano. Essa ação garante que todas as crianças atendidas tenham acesso regular a uma alimentação nutritiva e balanceada.
Além da educação e da alimentação, a Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo promove iniciativas que contribuem para a saúde e o bem-estar das crianças. “Um dos destaques é o projeto de saúde bucal, que distribuiu mais de 300 kits contendo escova e creme dental. Outra importante iniciativa foi a doação de brinquedos, calçados e roupas, por meio do apadrinhamento realizado pelos alunos, famílias e colaboradores dos colégios da Rede, totalizando mais de 300 kits entregues, levando alegria e dignidade às crianças beneficiadas”, explica Clarice Monreal, Coordenadora de Desenvolvimento Social.
Os Centros Educacionais também foram contemplados com livros de literatura infantil, reforçando o vínculo entre os alunos dos colégios e as crianças atendidas nos Centros. Essa iniciativa resultou na arrecadação de mais de 500 livros, incentivando o hábito da leitura desde a infância.
As obras sociais da Rede ainda oferecem suporte às famílias, orientando-as sobre cuidados com a saúde física e emocional, contribuindo para assegurar a dignidade e o bem-estar de todos. Acreditamos que essas ações despertam um olhar sensível para o próximo e fortalecem o compromisso social e a corresponsabilidade na construção de uma sociedade mais fraterna e igualitária.
Alunos voluntários
Na Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo, o compromisso com a formação integral dos estudantes vai além do ambiente escolar. As ações voluntárias realizadas pelos alunos dos quatro colégios que integram a Rede — Colégio Espírito Santo, Colégio Stella Matutina, Colégio Imaculado Coração de Maria e Colégio Sagrado Coração de Jesus — reforçam a vivência de valores como empatia, solidariedade e corresponsabilidade.
Ao participarem de projetos sociais com foco na escuta, no cuidado com o outro e no serviço comunitário, os estudantes tornam-se protagonistas de uma educação que forma para a vida e promove a transformação social desde cedo. Essas iniciativas conectam a missão evangelizadora da Rede à prática concreta do amor ao próximo, inspirando cada jovem a ser sinal de esperança no mundo.
Colégio Espírito Santo
Voluntariado no Centro de Integração do Migrante
9° ano - Os alunos do 9º ano fazem parte de um projeto inspirador de ações voluntárias no Centro de Integração do Migrante. Todas as sextas-feiras, eles visitam a instituição para promover momentos de alegria e integração com crianças de 4 a 9 anos. As atividades incluem culinária, brincadeiras, pinturas e outras formas de diversão que fortalecem os laços entre os alunos do Colégio e as crianças do Centro de Integração do Migrante. Este trabalho visa promover a ajuda humanitária e o aprendizado sobre a importância do voluntariado.
1ª série EM - Em uma bela demonstração de continuidade e compromisso, os alunos da 1ª série do Ensino Médio seguem com o inspirador trabalho voluntário iniciado no 9º ano, dedicando seu tempo e talento ao Centro de Integração do Migrante. Neste ano, a ação voluntária acontece na sala de informática da instituição, nossos estudantes compartilham seus conhecimentos do mundo digital, preparando aulas e atividades para crianças de 9 a 11 anos. Essa experiência enriquecedora não apenas fortalece o espírito de solidariedade em nossos alunos, mas também os ensina o valor de usar suas habilidades para contribuir com o bem-estar da comunidade.
Ação voluntária no Centro Educacional MADRE THERESIA
Em 2025, a Juventude Missionária iniciou um lindo projeto de visitas mensais ao Centro Educacional Madre Theresia, em São Matheus! Mantido pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, o centro oferece ensino gratuito para mais de 80 crianças.
No dia 26 de março, realizamos nossa primeira visita, um momento especial dedicado à Campanha da Fraternidade. Foi uma tarde de muita interação, acolhimento e troca de carinho com os pequenos da Educação Infantil.
Colégio Stella Matutina
Ronda noturna
Desde 2017, o Colégio Stella Matutina, promove o projeto "Ronda Noturna", uma experiência social transformadora que aproxima nossos estudantes da realidade das pessoas em situação de rua. Uma vez por mês, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que participam da Juventude Missionária, acompanhados pelo professor Gerry, dedicam algumas horas da noite para levar alimento e afeto a quem mais precisa. A experiência começa às 17h , com o preparo dos alimentos e se estende até às 21h, percorrendo pontos da cidade onde essas pessoas buscam abrigo.
Para arrecadar os alimentos, os estudantes organizam uma venda de pipoca durante o recreio, demonstrando que a solidariedade pode começar com pequenos gestos. Os próprios alunos preparam e embalam as marmitas, colocando amor e cuidado em cada detalhe.
A "Ronda Noturna" é muito mais do que a entrega de comida. É um momento de escuta e partilha, onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer as histórias de vida dessas pessoas, seus desafios e sonhos. As emoções afloram, e a empatia se torna a principal ferramenta de aprendizado.
A experiência é profunda e marcante, um verdadeiro exercício de amor ao próximo. O projeto conta com o apoio da equipe pedagógica e das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, que acreditam no poder transformador da educação e da solidariedade.
Colégio Imaculado Coração de Maria
Estudantes se unem para ajudar a comunidade de Gramacho com água potável
Os estudantes do Colégio Imaculado Coração de Maria no Méier (RJ), por meio da Dimensão Missionária (iniciativa que incentiva a solidariedade a exemplo de Santo Arnaldo Janssen), se dedicam à realização de ações sociais todos os anos. Em 2024, a campanha “Água que Abraça” teve o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social no Jardim Gramacho, comunidade que historicamente sofre com a falta de acesso à água potável.
O antigo lixão de Gramacho, desativado em 2012, trouxe diversas consequências negativas para as famílias que viviam no entorno, incluindo a falta de saneamento básico e moradia com tratamento de água adequado. No ano passado, foram arrecadadas mais de 4.000 garrafas. Uma vez que a problemática não foi solucionada pelo poder público, a campanha de arrecadação de água será repetida novamente em 2025. “Foi entendido que é preciso ajudar essas famílias mais vezes do que em uma campanha pontual, pois infelizmente o problema resiste nos mesmos espaços, trazendo a necessidade da ajuda em outros momentos” comenta William John, coordenador da Dimensão Missionária no colégio. Os alunos atuam diretamente na campanha, conscientizando amigos e familiares para aumentar o número de doações.
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Voluntariado e Dia Sem Sapatos
Os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, realizam mensalmente ações voluntárias em creches, hospitais, lares de idosos e abrigos de animais. Atualmente, também estão se engajando em atividades no bairro Taquaril, na periferia da cidade, onde será instalado o novo centro educacional da Rede Missionárias Servas do Espírito Santo.
Além disso, os estudantes participam ativamente de campanhas de solidariedade. Uma das mais marcantes é o “Dia Sem Sapatos”. Em 2024, por exemplo, mais de 600 pares de sapatos foram arrecadados. Nessa campanha, os alunos mobilizam suas famílias para doarem calçados. Como gesto simbólico, as crianças — desde a Educação Infantil até o Ensino Médio — passam o dia descalças no colégio e, muitas vezes, doam seus próprios pares.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA ROSA FERNANDES
[email protected]