O falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, gerou comoção mundial e homenagens de líderes políticos e religiosos. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias, destacando o legado do pontífice como defensor dos pobres, do meio ambiente e da paz. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também decretou luto de sete dias no estado e expressou pesar pela perda de um líder que marcou a história da Igreja com simplicidade e coragem.
A Prefeitura de São Paulo emitiu nota de pesar pelo falecimento do papa, e se solidarizou com todos os católicos e brasileiros pela despedida deste líder que marcou a história da Igreja com sua simplicidade, coragem e amor incondicional aos mais pobres. Mais cedo, o Prefeito Ricardo Nunes também lamentou a perda do santo padre, em uma postagem no Instagram, onde ele publicou imagens de um momento ao lado do religioso.
“Hoje nos deixou um homem exemplar, de fé inabalável, que lutou até o fim por um mundo mais justo e solidário. O mundo está de luto. Descanse em paz, Papa Francisco, o primeiro jesuíta a se tornar Santo Padre da Igreja Católica”, afirmou o chefe do executivo municipal de São Paulo.
Líderes internacionais ressaltaram o papel conciliador e progressista do Papa Francisco. O presidente francês Emmanuel Macron destacou seu compromisso com os pobres e a união entre os seres humanos e a natureza. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que Francisco inspirou milhões além da Igreja Católica. O presidente argentino Javier Milei expressou profunda dor pela perda, reconhecendo a sabedoria e bondade do pontífice.
Natural de Buenos Aires, na Argentina, Jorge Bergoglio foi o primeiro pontífice das Américas. Ao ser eleito Papa em 13 de março de 2013, adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis e buscou ao longo de sua jornada uma liderança marcada pelo diálogo, solidariedade e justiça social. Seu pontificado foi marcado por reformas significativas na Igreja Católica e por uma liderança pautada na humildade e proximidade com os fiéis.