Exposições gratuitas movimentam centros culturais de São Paulo

Programação inclui arte com sucata, homenagem ao circo, cultura geek e últimas oportunidades para visitar mostras em espaços como a Biblioteca Mário de Andrade e o Centro Cultural São Paulo

Redação - Itaquera em Notícias
20/04/2025 08h37 - Atualizado há 5 dias

Exposições gratuitas movimentam centros culturais de São Paulo
Divulgação / SMCEC- Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove uma programação diversificada de exposições gratuitas nos principais centros culturais da cidade. Espaços como o Centro Cultural São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural Penha, o Teatro Flávio Império, entre outros, recebem mostras que vão da pintura à fotografia, passando pela arte com sucata e celebrações da cultura pop.

Entre os destaques permanentes está a exposição “Hoje Tem Espetáculo!”, no Centro de Memória do Circo, que apresenta a trajetória do circo em São Paulo e no mundo, reunindo documentos, imagens e histórias marcantes da arte circense. Já as atrações temporárias incluem “Artista Presente”, com pinturas a óleo de Romison no Teatro Flávio Império, e “Do Lixo ao Luxo”, do artista Berbela, que utiliza sucata para provocar reflexões sobre consumo e sustentabilidade no Polo Cultural Chácara do Jockey.

A programação também contempla o universo geek com o “Mahou Shoujo Festival – 10 anos”, que acontece nos dias 26 e 27 de abril no Centro Cultural Penha, em celebração ao Dia Nacional de Sailor Moon. Já a exposição “Raios e Ramos”, na Biblioteca Mário de Andrade, questiona a possibilidade de continuar criando arte diante das incertezas globais. E, na Casa de Cultura Butantã, uma mostra fotográfica de Gilbert Spencer homenageia grandes nomes da música em um único dia, 25 de abril.

Os visitantes também têm a última chance de conferir algumas exposições que se encerram neste mês, como “Lentes do Samba”, no Centro Cultural São Paulo, em cartaz até o dia 27 de abril, e duas exposições na Biblioteca Mário de Andrade que homenageiam o trabalho de bibliotecários e a trajetória de Rubens Borba de Moraes, que se encerram no dia 21.

A programação completa e atualizada pode ser acessada nas redes sociais e no site da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com atrações para todos os gostos e idades.


FONTE: SMCEC - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »