A colomba pascal, tradicional pão doce da Páscoa, é um dos produtos mais consumidos nesta época do ano, seja como sobremesa nas reuniões em família ou como lembrança para presentear. Para que chegue macia, íntegra e segura ao consumidor, a embalagem da caixa tem papel fundamental no processo de conservação e transporte, principalmente quando há produção em larga escala.
Mais do que um aspecto estético, a estrutura protege o alimento contra impactos e garante que ele não seja violado antes da compra. O uso de adesivos industriais, aplicados nas laterais e na base garantem o fechamento adequado e evidenciam qualquer tentativa de abertura. Ao ser descolado, o lacre não retorna à forma original, funcionando como um alerta visível de segurança.
“A embalagem evita que a colomba seja amassada durante o empilhamento, transporte e armazenagem. Sem essa proteção, o produto não chegaria em boas condições à casa do cliente. Os adesivos aplicados também sinalizam se houve violação, o que dá mais confiança na hora da compra”, explica Celso Gonçalves, gerente de Negócios Brasil da Henkel, fornecedora de soluções adesivas para a indústria alimentícia.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a colomba de chocolate representa 19,6% das vendas entre os produtos da Páscoa, enquanto a versão com frutas responde por 17,1%. Os dados reforçam o quanto este alimento está presente nas escolhas dos brasileiros nesse período.
Outro ponto técnico importante é o espaço interno da embalagem, conhecido como headspace. A pequena sobra entre o produto e as paredes da caixa evita o contato com o ferramental usado na etapa de fechamento — chamada compressão — e ajuda a manter a estrutura do pão intacta, sem amassar o produto interno.
“Na Henkel, os adesivos utilizados para fechamento dessas caixas são do tipo hotmelt, desenvolvidos especialmente para a indústria alimentícia e com diferenciais como o fato de não conter solventes. A segurança começa na seleção dos fornecedores e segue com testes toxicológicos e análises laboratoriais. Todo o processo é pensado para manter a qualidade até o ponto de venda”, completa Celso.
Além da colomba pascal, a mesma tecnologia de fechamento tem sido adotada em outros itens da Páscoa, como ovos com brinquedos e pelúcias. Nesse tipo de embalagem, o adesivo também atua como lacre e reforça a proteção dos produtos até chegarem ao consumidor final.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafael Bullara
[email protected]