Ex-ministro Paulo Guedes discute impactos dos cenários econômicos nos negócios em Caxias do Sul

Palestra, que reuniu empresários e executivos da região, foi promovida pela Árete Escola de Negócios e ocorreu no Hotel Intercity, no dia 13 de março.

MAIARA BACHI - DINAMICA CONTEUDO
10/04/2025 11h48 - Atualizado há 1 mês

Ex-ministro Paulo Guedes discute impactos dos cenários econômicos nos negócios em Caxias do Sul
Divulgação
 

O ex-ministro da economia Paulo Guedes, PhD em Economia pela Universidade de Chicago e fundador de instituições como o Banco Pactual, JGP Hedge e Ibmec, compartilhou sua visão sobre os principais cenários econômicos globais e os impactos nos negócios. A palestra reuniu cerca de 400 executivos, primeira e segunda gerações de empresários e profissionais C-level de diversos setores interessados em entender as transformações em curso na economia mundial e seus reflexos nas estratégias de mercado.

Ao longo de sua apresentação, intitulada “Cenários Econômicos e os Impactos nos Negócios”, Guedes dividiu sua exposição em três grandes momentos, destacando as fases recentes da economia global, o cenário atual de desordem mundial e ascensão dos conservadores e, por fim, um zoom na realidade brasileira. 

O ex-ministro destacou a guerra comercial entre grandes potências, como Estados Unidos e China, a recente pandemia de COVID-19, o conflito Rússia-Ucrânia e os problemas nas cadeias produtivas como fatores que intensificam as tensões geopolíticas. 

Ao final da palestra, o economista analisou o potencial econômico e social do Brasil, destacando a relevância estratégica em setores como agroindústria, energia limpa e base populacional. Também relembrou as reformas estruturais que liderou, como a Reforma da Previdência e a independência do Banco Central, além de privatizações e marcos regulatórios que, em sua visão, modernizaram a economia brasileira.

A palestra faz parte do propósito da Árete Escola de Negócios de promover discussões e reflexões de alto nível para a formação de líderes empresariais, sucessores e executivos capazes de impulsionar crescimento e inovação. 

Árete, palavra de origem grega, carrega a ideia de busca constante pela excelência e pelo desenvolvimento máximo das potencialidades humanas. Sobre esse compromisso com o conhecimento e a transformação, Fabíola Saretta, diretora da Árete, reforça: “Acreditamos que o conhecimento é a chave para o progresso em toda sociedade.”

A realização do evento consolida a missão da Árete em oferecer acesso a conteúdos e debates de relevância, conectando teoria e prática, para formar profissionais que façam a diferença em seus setores. O encontro com Paulo Guedes, reconhecido tanto pela carreira no mercado financeiro e no setor de educação quanto pela atuação no governo, estimulou percepções sobre as tendências econômicas e as oportunidades que surgem em meio a novos desafios globais. 

Para mais informações sobre a Árete Escola de Negócios e sua agenda de eventos e programas de formação executiva, que estão com inscrições abertas, acesse as redes sociais da instituição ou entre em contato pelo WhatsApp de atendimento.

O evento contou com o patrocínio de Tramontina, Brasdiesel, Sicredi e Romanzza. Apoio: Dupont Spiller Fadanelli Advogados. Media partner: Grupo RBS.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
[email protected]


Notícias Relacionadas »