“Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt” é um espetáculo que mergulha na história da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923), reverenciada como uma das maiores intérpretes da história do teatro. A montagem propõe uma reflexão sensível e provocadora sobre o legado dessa figura icônica e os desafios enfrentados pelas mulheres no universo das artes cênicas, especialmente no teatro.
Inspirado na trajetória de Bernhardt- uma mulher à frente do seu tempo- o espetáculo celebra sua força e ousadia. Mais do que uma atriz brilhante, Sarah tornou-se um símbolo do empoderamento feminino por desafiar normas conservadoras e afirmar sua liberdade, tanto artística quanto pessoal, em uma época marcada por restrições severas em relação às mulheres.
A peça estabelece um diálogo entre o passado e o presente ao apresentar, paralelamente, a história de uma atriz brasileira contemporânea que decide criar e produzir um espetáculo sobre Sarah. Ao longo dessa jornada de criação, o público acompanha os conflitos, descobertas e reflexões dessa artista, traçando paralelos entre os desafios enfrentados por mulheres do século XIX e os obstáculos persistentes no mundo artístico atual- como o etarismo, a invisibilização e a resistência constante que mulheres enfrentam ao ocupar espaços de poder e protagonismo.
Essa costura entre tempos históricos resulta em uma rapsódia cômico-dramática que une emoção e crítica, memória e atualidade, numa construção que homenageia a arte como forma de transformação. A trilha sonora original, composta pelo Maestro João Galindo, valoriza grandes compositoras da época de Bernhardt, como Lili Boulanger e Cécile Chaminade.
Outro aspecto pouco conhecido, mas explorado no espetáculo, é a forte relação de Sarah Bernhardt com o Brasil- país onde se apresentou em diversas ocasiões e onde, inclusive, sofreu um acidente que resultou na amputação de uma de suas pernas.
“Uma Rapsódia Para Sarah Bernhardt” é, acima de tudo, uma homenagem à arte e à potência feminina. Um espetáculo para quem busca mais do que entretenimento; uma experiência sensível e reflexiva sobre permanências , conquistas e lutas que atravessam o tempo.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Atuação: Luciana Carnieli
Direção: Elias Andreato
Trilha Sonora: Maestro João Maurício Galindo
Figurino: Marichilene Artisevskis
Realização: Luminária Produções Artísticas
SERVIÇO
Local: Arena B3
Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo
Datas: 26 e 27 de abril (sábado e domingo)
Horários: 14h30 e 17h00 Duração: 60 minutos.
Classificação Indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 10,00 e R$5,00 – disponíveis pela Sympla/ Totem do Arena B3 das 9h às 18h / Bilheteria do Teatro 1 hora antes do espetáculo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]