Solo inédito escrito e interpretado por Luciana Carnieli, com direção de Elias Andreato, “UMA RAPSÓDIA PARA SARAH BERNHARDT” estreia no Teatro Arena B3

Espetáculo que mergulha na história da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923) estreia dia 26 de abril

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
10/04/2025 17h27 - Atualizado há 16 horas

Solo inédito escrito e interpretado por Luciana Carnieli, com direção de Elias Andreato, “UMA RAPSÓDIA PARA SARAH BERNHARDT” estreia no Teatro Arena B3
João Caldas
 

“Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt” é um espetáculo que mergulha na história da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923), reverenciada como uma das maiores intérpretes da história do teatro. A montagem propõe uma reflexão sensível e provocadora sobre o legado dessa figura icônica e os desafios enfrentados pelas mulheres no universo das artes cênicas, especialmente no teatro. 

Inspirado na trajetória de Bernhardt- uma mulher à frente do seu tempo- o espetáculo celebra sua força e ousadia. Mais do que uma atriz brilhante, Sarah tornou-se um símbolo do empoderamento feminino por desafiar normas conservadoras e afirmar sua liberdade, tanto artística quanto pessoal, em uma época marcada por restrições severas em relação às mulheres.

A peça estabelece um diálogo entre o passado e o presente ao apresentar, paralelamente, a história de uma atriz brasileira contemporânea que decide criar e produzir um espetáculo sobre Sarah. Ao longo dessa jornada de criação, o público acompanha os conflitos, descobertas e reflexões dessa artista, traçando paralelos entre os desafios enfrentados por mulheres do século XIX e os obstáculos persistentes no mundo artístico atual- como o etarismo, a invisibilização e a resistência constante que mulheres enfrentam ao ocupar espaços de poder e protagonismo.

Essa costura entre tempos históricos resulta em uma rapsódia cômico-dramática que une emoção e crítica, memória e atualidade, numa construção que homenageia a arte como forma de transformação. A trilha sonora original, composta pelo Maestro João Galindo, valoriza grandes compositoras da época de Bernhardt, como Lili Boulanger e Cécile Chaminade.

Outro aspecto pouco conhecido, mas explorado no espetáculo, é a forte relação de Sarah Bernhardt com o Brasil- país onde se apresentou em diversas ocasiões e onde, inclusive, sofreu um acidente que resultou na amputação de uma de suas pernas. 

“Uma Rapsódia Para Sarah Bernhardt” é, acima de tudo, uma homenagem à arte e à potência feminina. Um espetáculo para quem busca mais do que entretenimento; uma experiência sensível e reflexiva sobre permanências , conquistas e lutas que atravessam o tempo.

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Atuação: Luciana Carnieli 

Direção: Elias Andreato

Trilha Sonora: Maestro João Maurício Galindo

Figurino: Marichilene Artisevskis

Realização: Luminária Produções Artísticas

 

SERVIÇO

Local: Arena B3

Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo 

Datas: 26 e 27 de abril (sábado e domingo)

Horários: 14h30 e 17h00 Duração: 60 minutos.

Classificação Indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 10,00 e R$5,00 – disponíveis pela Sympla/ Totem do Arena B3 das 9h às 18h /  Bilheteria do Teatro 1 hora antes do espetáculo.




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »