Semana de Design em Milão destaca brasileiros dentro e fora do Salão do Móvel

Empresas brasileiras e designers apresentam lançamentos, instalações e novidades no maior evento do setor no mundo

DANIELLA GASPARINI
09/04/2025 12h57 - Atualizado há 2 dias

Semana de Design em Milão destaca brasileiros dentro e fora do Salão do Móvel
Crédito: Divulgação
Até o dia 13 de abril, a Semana de Design em Milão revela para todo o mundo as tendências vindas das maiores indústrias, redes varejistas e ícones do design mundial, com exposições, instalações, ações interativas e eventos. O Brasil está entre os países que mais vem crescendo em suas participações, tanto no ISallone - Salão do Móvel, que protagoniza os eventos na cidade – como no Fuori Sallone, que são mais de 500 ações acontecendo simultaneamente.

No ISallone

Dentre os destaques, de volta ao Salão do Móvel desde o ano passado, a Maxdesign, marca italiana de mobiliários corporativos de alto padrão - pertencente ao brasileiro FK Grupo - exibe lançamentos assinados por designers internacionais e nacionais. A participação da marca no maior evento de design do mundo faz parte das ações do FK Grupo, que comemora 40 anos de história, levando novidades assinadas por grandes nomes do design mundial e exibindo com destaque o Sofá Flint, assinado pelo designer brasileiro Lucas Carareto. Um mobiliário modular que une simplicidade e funcionalidade, desafiando os limites do design tradicional. Com linhas suaves e fluídas inspiradas em seixos moldados pelo tempo e pela água, encontra o equilíbrio perfeito entre robustez e conforto. Produzido com materiais de alta qualidade, garante durabilidade e resistência. Seu design modular oferece infinitas possibilidades de personalização, permitindo composições únicas e harmoniosas. Assim como os seixos se adaptam ao ambiente que os molda, o Flint se adapta a cada espaço, estilo e necessidade.

Já a Bell’Arte, referência em estofados de alto padrão e design assinado, participa da feira por meio do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, que impulsiona a internacionalização do design brasileiro. A empresa apresenta dois lançamentos: a poltrona Solta, assinada por Crystian Freiberger, e a linha Juruá, criada por Larissa Diegolli. Ambas as peças representam o compromisso da Bell’Arte com o design autoral e sustentável, reafirmando o potencial do Brasil como polo criativo global.

Com forte presença no mercado internacional, a St. James, marca brasileira referência em produtos de luxo para a casa, também marca presença no Brazilian Furniture, apresentando coleções que traduzem o design contemporâneo em objetos de decoração. As peças aliam função e estética, explorando a mistura de materiais aos metais nobres para criar composições sofisticadas e inovadoras. Nessa edição, apresenta duas coleções icônicas da linha Signature - Rapunzel e Fragmentos - em novos materiais. Criada em 2023 pelo designer italiano Matteo Cibic, Rapunzel ganha uma nova versão: Rapunzel Outdoor. A coleção, desenvolvida em parceria com a Tidelli — referência brasileira no uso de corda náutica —, explora a combinação do aço inoxidável com a resistência, as cores e as texturas desse material, aplicadas a bandejas, baldes de gelo e champanheiras. E a coleção Fragmentos, assinada pelo Studio Sette7, das irmãs Erika e Vivian Coser. No último ano, a linha se destacou pela combinação sofisticada entre metal e outros materiais, o que inspirou sua evolução com a chegada da Fragmentos Cerâmica.

Fuori Sallone

Enquanto o Rho Fiera recebe o iSaloni, os distritos de Milão são tomados por instalações, exposições e mostras no vibrante circuito do Fuorisalone. Em 2025, a presença brasileira na Università degli Studi di Milano, dentro da INTERNI Cross Vision, ganha um novo capítulo com a exposição Chuva de Caju (Cashew Rain), promovida pela ApexBrasil, de 7 a 17 de abril, com apoio da ABIMÓVEL e curadoria de Bruno Simões. O evento celebra a criatividade e a resiliência do design brasileiro, trazendo 50 peças de diferentes regiões do país. Entre elas, destaque para os projetos dos designers Eduardo Trevisan, Vinícius Siega e Rahyja Afrange e para a Salva, com peça assinada pelo seu designer residente, Samuca Gerber.

Com uma abordagem criativa guiada por um olhar atento ao comportamento das pessoas e às tendências de consumo, Eduardo Trevisan apresenta a poltrona Bulbo, explorando a robustez natural da madeira maciça Tauari em contraste com a suavidade do design e do revestimento em tecido de matéria-prima orgânica. Com volumes generosos e linhas bem definidas, Bulbo traduz o equilíbrio entre resistência e acolhimento, tornando-se um símbolo de conforto fundamentado.

Já Rahyja Afrange é um dos grandes nomes do design brasileiro contemporâneo e leva para a exposição uma versão inédita da banqueta Nina. Com um design expressivo e contemporâneo, a peça reflete a constante curiosidade da designer em explorar novas aplicações e materiais. Disponível em diferentes acabamentos, Nina estabelece um novo diálogo no uso de materiais, como o Pinatex, tecido de fibras de abacaxi, ampliando possibilidades e expandindo fronteiras no design autoral brasileiro.

Nascido no berço do setor moveleiro brasileiro, no Rio Grande do Sul, Vinícius Siega apresenta a mesa de apoio VÉU; com design delicado, onde o destaque está na base que desvela, sutilmente, uma joia em latão – um elemento que sugere um limiar entre o que se escolhe não revelar e o que é impossível ocultar.

E também com raízes no Rio Grande do Sul, a Salva marca presença no Fuorisaloni pelo segundo ano, apresentando a poltrona Bergamota, assinada pelo seu designer residente, Samuca Gerber. A peça, inspirada no fruto típico da região, traduz em sua forma volumosa e aconchegante a tradição e os momentos de encontro proporcionados pela bergamota, tão presente nos invernos do estado. Seu design reproduz os gomos característicos da fruta descascada, proporcionando um convite irresistível ao relaxamento. Na exposição, a poltrona ganha destaque com a cor Camurça Musgo, que adiciona um toque acolhedor e sofisticado. Além disso, a possibilidade de composição com dois tipos de revestimento e a opção de pufe ampliam sua versatilidade, tornando-a uma peça funcional e cheia de personalidade.

Outro destaque fora do ISallone, está a Piloto Milano, com curadoria de Ricardo Gaioso,que apresenta suas coleções em locais icônicos, como o espaço Le Cavallerizze, na Via Olona, 6, no distrito de S. Ambrogio.
Nesse cenário, a Tecline com o designer Ronald Sasson apresentam uma coleção exclusiva de poltronas inspiradas em paisagens naturais icônicas ao redor do mundo. Com edição limitada a apenas 10 unidades, as poltronas Mauna e Kea são inspiradas nas montanhas mais altas do mundo, enquanto a Kili homenageia o Kilimanjaro, refletindo sua imponência. Cada peça traduz essa grandiosidade por meio de um design minimalista.
As peças se destacam pela imponência da altura, um elemento essencial no design. A verticalização inusitada e intencional confere singularidade as peças, enquanto a simplicidade dos traços se impõe com elegância. Já a escolha do inox, combina sua frieza e geometria angulosa com a textura e tonalidade gélida, reforçando a proposta de um design sofisticado e impactante, explica Ronald Sasson.

Semana de Design em Milão
8 a 13 de abril
www.salonemilano.it

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELLA MANFREDINI GASPARINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »