A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital paulista levará 601 projetos ao 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que acontece entre os dias 9 e 11 de abril, na cidade de Santos. O evento, que é considerado um dos maiores da saúde pública no país, tem como tema “A nova gestão municipal na era digital” e contará com cursos, seminários, rodas de conversa e a 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.
Os projetos da cidade de São Paulo representam mais de 28% dos 2.121 trabalhos inscritos por 149 municípios paulistas. Em 2024, o número de propostas apresentadas pela capital superou em mais de 50% os 393 trabalhos do ano anterior. “Esse crescimento no número de experiências exitosas mostra como a cidade de São Paulo tem investido em inovação para superar desafios na saúde”, destaca Josiane Motta e Motta, diretora da Escola Municipal de Saúde (EMS).
As iniciativas da SMS abrangem 12 eixos temáticos propostos pelo congresso, como Saúde Digital, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Práticas Integrativas e Complementares. Entre os destaques está o projeto “A Transformação da Saúde Digital no Município de São Paulo: a plataforma e-SaúdeSP no programa Avança Saúde SP”, que apresenta os avanços na digitalização dos serviços e na integração do sistema de saúde pública.
Outro exemplo é o “JAISM - Jogos Abertos de São Mateus”, iniciativa voltada para a população idosa da zona leste da capital, que promove saúde e convivência por meio do esporte. O evento cresceu significativamente desde sua criação, passando de 300 participantes, em 2013, para 1.200 em 2024.
Em edições anteriores, a capital já foi premiada, como no caso da experiência “Código Amarelo - Ribeirão Lageado”, da UBS Jardim Silva Telles, reconhecida por seu trabalho de prevenção de doenças. O protagonismo de São Paulo no Cosems/SP reforça o compromisso da cidade com a inovação e o cuidado integral à saúde da população.