Masterboi é eleita para o Conselho Deliberativo do Protocolo do Cerrado

Compromisso com a transparência e sustentabilidade reforçam atuação da empresa na cadeia da carne

CELSO CALHEIROS
08/04/2025 13h55 - Atualizado há 1 semana

Masterboi é eleita para o Conselho Deliberativo do Protocolo do Cerrado
O Protocolo do Cerrado é um importante marco para o monitoramento voluntário de fornecedores de gado na região. Crédito da imagem: Divulgação/Masterboi

A Masterboi foi eleita para integrar o Conselho Deliberativo do Protocolo do Cerrado, uma importante iniciativa da cadeia da carne voltada para o monitoramento voluntário de fornecedores de gado no bioma. O objetivo do protocolo é facilitar a implementação de melhores práticas na região, promovendo uma produção mais sustentável.

A eleição da Masterboi reforça o compromisso do grupo frigorífico com a transparência e a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. A nomeação ocorre no momento em que a empresa celebra 25 anos de crescimento, baseados em pilares sólidos e com a adoção das melhores práticas do setor.

A head de ESG e Compliance da Masterboi, Sandra Catchpole, é uma das articuladoras do Protocolo do Cerrado desde os primeiros diálogos entre frigoríficos, criadores, instituições públicas e organizações não governamentais. “A Masterboi defende uma atividade baseada em princípios. Quando conduzida de forma responsável e coletiva, a pecuária pode ser sustentável no sentido mais amplo do termo”, destaca Sandra Catchpole.

A Masterboi tem um histórico de atuação em favor da integridade da cadeia da carne. No mês passado, a empresa iniciou sua participação no Programa de Rastreabilidade Bovídea Individual no Pará, em uma articulação que envolve pecuaristas, secretaria de Meio Ambiente do governo do estado, o Ministério Público e ONGs como Imaflora e Amigos da Terra. O Pará possui 26 milhões de cabeças de boi, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Em 2024, a Masterboi foi eleita pelos seus pares para o Conselho Estratégico do Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI), iniciativa dedicada ao monitoramento de fornecedores indiretos de gado no Brasil. Além disso, foi reconhecida pelo GPA, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, como fornecedora frigorífica de destaque por suas informações de rastreabilidade.

O Protocolo do Cerrado foi lançado publicamente em abril de 2024 e representa um marco para o monitoramento voluntário de fornecedores de gado na região. O bioma abriga um rebanho estimado em 60 milhões de cabeças de gado, segundo dados do Ministério da Agricultura e do IBGE.

O protocolo estabelece onze critérios e define uma base comum de conformidade socioambiental para os criadores, servindo como um guia para a produção e compra responsável de gado no Cerrado. Os critérios adotados na região são similares aos já seguidos pelos frigoríficos na Amazônia, bioma no qual a Masterboi também possui ampla experiência em monitoramento e conformidade.

Sobre a Masterboi

A Masterboi é uma empresa com 25 anos de fundação, considerado um dos maiores frigoríficos do país, com três unidades industriais distribuídas em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Além das três unidades frigoríficas, a empresa opera dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora e uma rede de seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4,2 mil funcionários e exporta para 117 países.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CELSO DA SILVA CALHEIROS
[email protected]


Notícias Relacionadas »