Catedral de Ribeirão Preto continua com visitas guiadas no mês de abril

Verbo Nostro
04/04/2025 14h49 - Atualizado há 7 horas

Catedral de Ribeirão Preto continua com visitas guiadas no mês de abril
divulgação
Criado em março, o programa acontecerá durante todo o mês, aos sábados (com exceção do dia 19, em função do feriado de Páscoa), em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. A participação é aberta e gratuita, sendo necessária a inscrição prévia

Ribeirão Preto (SP), 3 de abril de 2025 – O programa de visitas da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto continua durante o mês de abril. As sessões acontecem sempre aos sábados, nos dias 5, 12 e 26/04, em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. A novidade para as próximas visitas é que o número de vagas por sessão aumentou para 30 pessoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (16) 99344-0156.

  

O projeto de visitação da Catedral é mais uma ação coordenada pela Comissão de Restauração e Preservação da Catedral e, desta vez, em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá. Composta por especialistas, líderes comunitários e representantes da sociedade civil, a comissão assumiu a responsabilidade de coordenar esforços para a conservação do prédio histórico e para isso desenvolve, gerencia e operacionaliza o projeto integral de restauração.   

A coordenadora do curso de História da Barão de Mauá, Milena Silveira, revela que o programa de visitas da Catedral superou as expectativas dos organizadores. “Além de contribuir para a valorização do patrimônio histórico e artístico da Catedral, as visitas têm proporcionado aos nossos alunos um grande aprendizado na prática dessa mediação cultural”, destaca. 

A professora conta que o trabalho foi direcionado inicialmente para uma turma de até 18 visitantes, mas com a procura da população em conhecer mais sobre a história, a arquitetura e apoiar a campanha de preservação “Salve a Catedral”, foi necessário ampliar para 30 vagas por turmas.  “No último final de semana, chegamos a 50 pessoas na Catedral”, comemora Milena.  
A professora ainda faz uma revelação: o projeto de visitas foi renovado até junho – no primeiro momento – e com possibilidade de ir até agosto, depois das férias dos alunos voluntários. “A ideia é manter o programa para atendermos essa demanda crescente de pessoas querendo conhecer a Catedral”, anuncia Milena.

Durante as visitas, o público tem tido oportunidade de interagir com os guias, o que a professora considera muito positivo. “A participação significativa do público é um dos pontos altos do programa, inclusive com visitantes compartilhando algumas memórias relacionadas à Catedral, como de casamentos e batizados, o que reforça o valor simbólico desse espaço para a cidade”, finaliza.



Experiência valiosa
A estudante de História do Centro Universitário Barão de Mauá, Vitória Correia de Oliveira, comenta que cada encontro de março foi uma experiência única. “O que mais importa é que a população está se engajando neste projeto e os visitantes estão realmente se demonstrando interessados na história da Catedral”, diz a estudante. Segundo ela, o público tem sido bem variado, desde estudantes a idosos, mas sempre com a curiosidade como elo entre esses grupos. “Para nós, voluntários neste projeto, está sendo uma experiência muito importante para a nossa formação universitária e cidadã, porque sempre estamos estudando para melhorar cada vez mais”, relata Vitória. 

Heliana Palloci, que também faz parte da comissão, complementa que a visita guiada na Catedral tem a função de aproximar a população desse patrimônio histórico-cultural e possibilitar o acesso a todas as obras existentes no prédio. “Levar o público in loco faz com que as pessoas não só se sensibilizem, mas, sobretudo, tenham a possibilidade de admirar esse espetáculo artístico e arquitetônico da nossa Catedral”. 

Interessados em participar desta ação ou ainda fazer doações para a Campanha Salve a Catedral podem acompanhar informações no site da campanha ou pelo Instagram.

Serviço:
Visitas guiadas na Catedral
Datas: 5, 12 e 26 de abril (sábados), em dois horários – das 13h30 às 14h30; das 14h30 às 15h30
Local: Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, S/N, no centro de Ribeirão Preto
Inscrições: Abertas e gratuitas através do WhatsApp (16) 99344-0156.
Instagram: @catedralrp
Site: www.salveacatedral.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »