Sustentabilidade e inovação em foco: Plástico Brasil 2025 debate reciclagem e novos materiais

Série de palestras debate temas ligados ao mercado do plástico e a economia circular dentro do setor

CRISTIAN CESAR
28/03/2025 17h13 - Atualizado há 2 dias
Sustentabilidade e inovação em foco: Plástico Brasil 2025 debate reciclagem e novos materiais
Foto: Divulgação/Plástico Brasil

São Paulo, março de 2025 – A Plástico Brasil 2025 foi marcada por discussões aprofundadas sobre sustentabilidade e inovação no setor de plásticos. Especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria compartilharam conhecimentos e apresentaram soluções para tornar o ciclo produtivo do plástico mais sustentável, com destaque para a reciclagem, a economia circular e o desenvolvimento de novos materiais. 

Entre os temas abordados, a reciclagem de plásticos pós-consumo (PCR) e a logística reversa de embalagens plásticas ganharam destaque. Os especialistas Marcus Vinicius Rio Correa, gerente comercial da Valgroup Laminados e Digital, e Tatiane Grundler, gestora da Grunflex, discutiram os desafios e oportunidades para a ampliação dessas práticas no Brasil, ressaltando a importância da colaboração entre empresas, consumidores e órgãos reguladores.  

“A recuperação desse material, para nós, aumentou as nossas vendas em 28% e também trouxe uma visão melhor de mercado para nossa empresa”, avaliou Tatiane. 

De acordo com o Marcus Vinicius, em mais de dois anos utilizando esta tecnologia de PCR, a empresa conseguiu desenvolver outros projetos importantes de reutilização de materiais.  

Entre os temas abordados sobre as embalagens plásticas inteligentes e tecnologias capazes de melhorar a rastreabilidade e aumentar a vida útil dos produtos. Essas inovações prometem reduzir o desperdício e facilitar a reciclagem, alinhando-se às demandas por maior eficiência e menor impacto ambiental. 

A programação também contou com debates sobre a modificação e reciclagem de polímeros, tema essencial para aumentar a reutilização de materiais plásticos em diferentes aplicações. Além disso, pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie apresentaram avanços em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais poliméricos, destacando soluções inovadoras para tornar os plásticos mais sustentáveis. 

Mulheres que transformam 

No primeiro dia da Plástico Brasil 2025 também contou com a 3ª edição do "Mulheres que Transformam", evento que ocorre pela primeira vez em São Paulo. A iniciativa busca ampliar e aprofundar o debate sobre a importância do papel feminino no setor, abordando questões de liderança, inclusão e inovação. 

"As mulheres são protagonistas na transformação do plástico no Brasil e poder trazer esta temática para a evento ajuda a fortalecer a diversidade de olhares, que será fundamental para a evolução do setor", afirma Liliane Bortolucci, diretora da Plástico Brasil. 

"Mulheres que Transformam" é uma promoção da Revista Plástico Sul, que organiza o evento desde 2023. 

Sobre a Plástico Brasil  

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros. 

  Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.  

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br 

  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIAN CESAR RODRIGUEZ DA SILVA
[email protected]


FONTE: Fonte: Agência Fato Relevante
Notícias Relacionadas »