SOPESP Day debate o futuro do setor portuário e as perspectivas para 2025
Pietra Nebot Marini
28/03/2025 16h24 - Atualizado há 2 dias
SOPESP
O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) promoveu, na tarde desta terça-feira (26), no Hotel Sheraton Santos, a primeira edição do SOPESP Day, evento exclusivo que reuniu executivos associados e especialistas convidados para debater as perspectivas do cenário político-econômico e as estratégias para o setor portuário em 2025.
O diretor-executivo do SOPESP, Ricardo Molitzas, conduziu a abertura do evento e, após dar as boas-vindas aos participantes, apresentou a equipe que compõe a entidade, os membros do conselho diretor e fiscal, e destacou a importância das 44 empresas associadas. Além disso, fez um balanço das principais atividades desenvolvidas pelo SOPESP ao longo de 2024, e compartilhou dados relevantes sobre a movimentação nos portos do Estado de São Paulo, incluindo as cidades de Santos, Guarujá e São Sebastião, que, juntas, movimentaram 181,5 milhões de toneladas no último ano. Ele ressaltou que, desse total, 81% foram operadas por empresas associadas ao SOPESP.
O gerente administrativo e financeiro, Flávio Lessa, apresentou o balanço financeiro referente ao ano de 2024, destacando os principais resultados alcançados e as perspectivas para o próximo ano.
Na sequência, Orlando de Almeida Razões Júnior, Diretor de Infraestrutura (DIINF), e Felipe Távora, Superintendente de Desenvolvimento e Infraestrutura (SDI), ambos representando a Autoridade Portuária de Santos (APS) compartilharam os investimentos em infraestrutura que contribuirão para a melhoria dos acessos ao Complexo Portuário de Santos.
O evento prosseguiu com a palestra magna do economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, que trouxe uma análise aprofundada sobre o cenário econômico brasileiro, enfatizando os impactos das políticas econômicas nas operações portuárias e no comércio exterior.
O cenário político também esteve em pauta durante a programação. A BMJ Consultoria, representada pelo Sócio e consultor sênior em Relações Governamentais, Rodrigo Almeida, fez uma análise detalhada sobre o atual panorama político, enfatizando os principais desafios nos próximos anos.
Para encerrar, o presidente do SOPESP, Régis Prunzel, agradeceu a participação de todos e reforçou a relevância da iniciativa para o setor: "Este foi o primeiro evento que organizamos nesse formato e uma excelente ocasião para reunir os operadores portuários do Estado de São Paulo, com palestrantes que nos atualizaram sobre o cenário político, a economia local e nacional, além da macroeconomia mundial. Também foi um momento valioso para darmos continuidade ao importante trabalho de desenvolvimento de nossos associados. Sem dúvida, foi um evento muito produtivo!", destacou o presidente.
O evento se encerrou com um happy hour, promovendo integração e networking entre os participantes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NEBOT MARINI
[email protected]