Próxima de completar 30 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes, o mais importante e maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo, vai ganhar uma edição especial na mítica cidade de Paris, capital da França e a terra onde o cinema foi inventado. Entre os dias 3 e 7 de abril, o público parisiense terá a oportunidade de conhecer uma seleção de 12 filmes brasileiros que representam a diversidade, experimentação e ousadia da produção do país nos últimos anos. As sessões acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, entre eles o Cinéma L’Ecran, Cinéma Le Mé
"É uma grande honra levar a Mostra de Cinema de Tiradentes para Paris, um marco importante histórico para ampliar o espaço e o alcance da produção cinematográfica brasileira na França, que é o epicentro do cinema mundial. Esta edição, dedicada ao público francês, é uma excelente oportunidade para revelar a riqueza e a inovação do cinema brasileiro, destacando a criatividade e a pluralidade de talentos e das produções que marcam a atual cena cinematográfica do nosso país, além de promover o intercâmbio entre as nações. E, ainda, acreditamos que a parceria entre a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Regards Satellites, além de celebrar a arte cinematográfica, reforça a importância da Mostra Tiradentes como espaço de intercâmbio, de descobertas, lançamento e valorização de novos talentos, oferecendo uma plataforma única para o cinema brasileiro contemporâneo.", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e Coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes.
No contexto da programação do Festival Regards Satellites
A programação em Paris tem sessão de abertura no Cinéma L’Ecran, no dia 3, quando serão exibidos o curta mineiro“Fantasmas”, de André Novais Oliveira, e o longa cearense “Estrada para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. No dia 4, o Cinéma Le Méliès exibe o longa “É Rocha e Rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP), que consiste numa imersão sensorial na musicalidade de Negro Leo e na paisagem do Rio de Janeiro.
Nos dias seguintes, a programação segue com filmes que refletem distintas abordagens da produção brasileira, num recorte bastante diversificado. No dia 5 de abril, serão exibidos os curtas “A Maldição Tropical”, de Luisa Marques e Darks Miranda (RJ), “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira (MG), “Vando Vulgo Vedita”, de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires (CE), e os longas “O Quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG), e “Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE). Em seguida, acontece um debate com a pesquisadora e programadora Bia Rodovalho.
O dia 6 de abril tem dois longas mineiros “A Vizinhança do Tigre”, direção de Affonso Uchôa (MG), e “Baronesa”,de Juliana Antunes (MG), com a presença dos diretores para debates após as sessões. A programação se amplia com a sessão “Saint-Denis por Lincoln Péricles, uma cinexperiência cinematográ
A seleção de filmes reflete a proposta de Tiradentes de apresentar um cinema em movimento, atento às transformações sociais, estéticas e políticas. “A Mostra não se limita a ser um espaço de exibição, mas um campo de experimentação e questionamento, onde os filmes dialogam com o presente e desafiam leituras convencionais. Ao longo dos anos, buscamos criar uma plataforma que acolha produções que muitas vezes encontram dificuldade de circulação, mas que carregam um olhar singular sobre o Brasil e o mundo”, diz Francis Vogner dos Reis, atual coordenador curatorial de Tiradentes. “Os filmes exibidos na Mostra não são apenas obras audiovisuais, mas expressões de um pensamento crítico e inventivo”.
Ainda, no dia 9 de abril, a Salle Langevin recebe, das 18h às 20h, uma conversa especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis intitulada “No coração da Mostra de Tiradentes: Que convergências existem entre a prática crítica e a programação deste festival de cinema?”. O debate vai tratar de intersecções entre curadoria e crítica cinematográfica, considerando a proposta de Tiradentes de apresentar filmes que desafiam convenções narrativas e estéticas. O encontro integra um seminário interuniversitário sobre crítica organizado por Cécile Sorin (Université Paris 8), Hervé Joubert-Laurencin (Université
A França, com sua rica tradição cinematográfica e seu compromisso com a valorização das culturas do mundo, oferece um ambiente perfeito para o cinema brasileiro ganhar visibilidade e estabelecer conexões internacionais. A presença do Brasil neste cenário é uma oportunidade para reforçar as conexões audiovisuais entre os dois países, e para que o cinema brasileiro seja reconhecido em um território que sempre teve grande respeito pela inovação e pela qualidade artística no cinema.
Ao promover esse intercâmbio, a Mostra quer levar esse pensamento para o mundo, e nada mais oportuno que isso se estabeleça na terra dos irmãos Lumiére e de toda uma historiografia essencial ao cinema. A programação completa e informações sobre os debates estão disponíveis no site oficial da Mostra de Tiradentes – www.mostratiradentes.com.br
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chegouem 2025 a sua 28ª edição. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe a cada edição mais de 120 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.
SOBRE O REGARDS SATELLITES
O Festival Regards Satellites é um evento de cinema independente que acontece na França. O festival valoriza cineastas inovadores e promove debates sobre cinema feito em periferias. Realizado em Saint Denis, na região parisiense, destaca em sua terceira edição o cinema periférico brasileiro. A sua 3ª edição aconteceu de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, com uma pausa e retorno entre 3 e 7 de abril, para a programação especial em parceria com a Mostra de Cinema de Tiradentes.
SERVIÇO
MOSTRA TIRADENTES NA FRANÇA
03 A 07 DE ABRIL DE 2025, DE QUINTA A SEGUNDA | SESSÕES DE CINEMA, SEGUIDAS DE DEBATESCINÉMA L’ÉCRAN DE SAINT-DENIS
CINÉMA LE MÉLIÈS
LA CINÉMATHÈQUE FRANÇAISE
SAINT-DENIS | SEINE SAINT-DENIS | PARIS | ÎLE DE FRANCE
09 DE ABRIL DE 2025, QUARTA-FEIRA | SEMINÁRIO SOBRE CRÍTICA | CONVERSA COM OS CURADORES
SALLE LANGEVIN, 29 rue d'Ulm, 75005 PARIS
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]