Diretor, produtor e pesquisador Gustavo Blaauw ensina como trabalhar cenas de intimidade no cinema, na tv e no teatro

Curso inédito no Brasil sobre DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DE INTIMIDADE, com 15 aulas on-line durante os meses de março, abril e maio

REDACÃO OFICIO DAS LETRAS
20/03/2025 16h20 - Atualizado há 1 mês

Diretor, produtor e pesquisador Gustavo Blaauw ensina como trabalhar cenas de intimidade no cinema, na tv e no teatro
Gustavo Blaauw
É possível que muitos espectadores não tenham acompanhado o noticiário de “Anora”, filme vencedor da Palma de Ouro e do Oscar de 2025, a respeito da opção pela não contratação de um profissional que recentemente passou a ser presente nos sets de filmagem: Coordenador de intimidade. Mas afinal, o que faz exatamente esse profissional?

Gustavo Blaauw, diretor, pesquisador e produtor brasileiro vai ministrar um curso online de 15 aulas, nos meses de março, abril e maio, para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na criação de cenas de intimidade de maneira ética, segura e respeitosa.


Iniciando com uma contextualização histórica da prática de intimidade nas artes cênicas, cinematográficas e televisivas, os participantes são introduzidos aos pilares fundamentais da direção e coordenação de intimidade, enfatizando a importância de um ambiente seguro e consentido durante todo o processo do trabalho e o quanto essa troca gera um impacto significativo na forma como uma história é contada na tela e no palco.

Através de discussões sobre comunicação eficaz, análise de poderes, dramaturgia e coreografia de intimidade, os alunos aprendem a lidar com questões sensíveis, complexas e às vezes não consideradas.

Além disso, no curso são explorados aspectos práticos da produção, como contratos, formulários de consentimento e aplicação de vestimentas de proteção. Ao final, os participantes são equipados com as habilidades necessárias para criar ambientes de trabalho éticos e profissionais, enquanto priorizam o bem-estar físico e emocional de todos os envolvidos na produção.

INFORMAÇÕES:
Direção e coordenação de Intimidade para Cinema,Teatro e Tv
DATAS:  Todas as terças e quintas-feiras, até 06 de maio.
HORÁRIO:  Das 20h às 22h
CARGA HORÁRIA TOTAL: Três módulos de 10 horas totalizando 30 horas de duração.
LOCAL:  ONLINE via ZOOM
NÚMERO DE VAGAS: 20
Investimento: R$ 990, 
Endereço para inscrições: https://institutoperiaktos.com/courses/direcao-e-coordenacao-de-intimidade-para-cinema-teatro-e-tv/

TODAS AS AULAS AO VIVO SÃO GRAVADAS E FICAM DISPONÍVEIS POR UM MÊS APÓS O TÉRMINO DO CURSO, COM EMISSÃO DE CERTIFICADO.



GUSTAVO BLAAUW é diretor, professor e produtor brasileiro, amplamente reconhecido por sua abordagem interdisciplinar nas artes cênicas. Descrito por Anne Bogart como um artista “brilhante e multifacetado”, sua atuação abrange os campos comercial, educacional e sem fins lucrativos. Natural de São Paulo, Gustavo já deixou sua marca em grandes polos culturais, como Nova Iorque, Edimburgo e Londres. Desde 2023, Gustavo fez parte da TPOC (Theater Producers of Color), uma renomada coprodutora da Broadway, responsável por títulos como Cabaret (2024), SUFFS (2024), How to Dance in Ohio (2024) e Gypsy (2024).
À frente de sua produtora, GeeBee Theatricals, Gustavo lidera projetos que unem teatro, novas mídias e tecnologia, incluindo a coprodução de um novo musical de Jason Robert Brown e Taylor Mac, que estreou em Chicago em 2024 e cuja estreia na Broadway está prevista para a temporada 2025-2026.
Na área acadêmica, formou-se em Artes Cênicas (Direção) e em História da Arte e do Teatro pela Northeastern University – New York (MMC). Em 2022, foi assistente dos alunos nas aulas de Anne Bogart no programa de Mestrado em Direção da Columbia University, sob a orientação da própria Anne Bogart. Atualmente, é aluno especial em História do Teatro e da Dança na Harvard University. Em paralelo, fundou o Instituto Periaktos, cuja missão é democratizar o acesso ao conhecimento teatral multimidiático.



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA MARIA MONTEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »