Escola do Amanhã amplia alcance e projeta impacto maior em 2025

Evento no Simecs apresentou crescimento do projeto, que atenderá mais cidades, escolas e alunos

MAIARA BACHI - DINAMICA CONTEUDO
27/02/2025 17h38 - Atualizado há 1 mês

Escola do Amanhã amplia alcance e projeta impacto maior em 2025
Regina Lain

A Escola do Amanhã, iniciativa liderada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) anunciou nesta quinta-feira (27) um plano de expansão significativo para 2025. A ampliação do projeto permitirá alcançar 12 cidades, aumentando a cobertura e o impacto na formação de jovens talentos para a indústria.

Com a expansão, a projeção é que  o programa passará a atender 46 escolas estaduais, 138 professores e 1.380 alunos do ensino médio, por meio da Formação de Professores, aplicado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Já para os adolescentes a partir dos 14 anos, a previsão é formar 645 alunos em Robótica e Protótipos Mecatrônicos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), fortalecendo a conexão entre educação e mercado de trabalho.

A nova fase do Escola do Amanhã abrangerá cidades como Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópolis, Garibaldi, Nova Prata, Serafina Corrêa, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Vila Flores. O crescimento reflete o compromisso da indústria com a qualificação profissional e a inserção dos jovens no setor produtivo.

 

Compromisso com o futuro da indústria

O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, destacou a importância da expansão do projeto: “Estamos investindo na formação de novos profissionais, ampliando o acesso dos jovens ao conhecimento e preparando-os para um mercado cada vez mais exigente. O crescimento do Escola do Amanhã reforça nosso compromisso com a inovação, a educação e o desenvolvimento da região”, afirmou.

Com a ampliação, a iniciativa segue alinhada às demandas do setor industrial, promovendo educação prática, visitas técnicas e desenvolvimento de projetos reais dentro das empresas parceiras.

 

Resultados de 2024 consolidam base para crescimento

O evento também apresentou um balanço dos resultados de 2024, destacando a base para a ampliação planejada. No último ano, o projeto atendeu 10 escolas, qualificou 27 professores e envolveu 246 alunos através do SESI. No SENAI, foram 406 alunos formados e 54 visitas técnicas realizadas, consolidando a integração entre ensino e indústria.

Os números positivos reforçam a importância do Escola do Amanhã na capacitação de jovens e no fortalecimento da economia da Serra Gaúcha, preparando novas gerações para os desafios do setor produtivo.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
[email protected]


Notícias Relacionadas »