Por dentro de um hotel: os bastidores da hospitalidade

Aline Reis revela a rotina como gerente-geral do Transamérica Fit Sorriso

AGATHA ANTUNES
25/02/2025 11h52 - Atualizado há 1 mês

Por dentro de um hotel: os bastidores da hospitalidade
Crédito: Divulgação
Para oferecer a melhor experiência possível aos hóspedes, os hotéis estão sempre em busca de novas estratégias para atrair viajantes e turistas. Um dos fatores essenciais para garantir a satisfação dos clientes é contar com uma gestão qualificada e bem-preparada. Um atendimento eficiente e harmonioso pode ser decisivo para garantir feedbacks positivos.

Aline Reis, gerente-geral do Transamerica Fit Sorriso, enfrenta diariamente uma rotina intensa, que exige organização e dinamismo. Do checkin ao checkout, cabe a ela assegurar que todos os hóspedes, com suas diferentes expectativas, tenham uma estadia memorável.


"Modéstia à parte, a função de gerente-geral é crucial para o sucesso ou fracasso de um hotel. Somos responsáveis por garantir que todas as operações funcionem de maneira eficiente e que a experiência dos hóspedes seja excepcional do início ao fim. Tudo isso enquanto mantemos a rentabilidade do negócio. Não é para qualquer um!", afirma Aline.

A rotina de um gerente de hotel pode variar conforme o tamanho e o perfil do estabelecimento (hotel de luxo, resort, pousada, rede internacional, etc.), mas geralmente envolve um equilíbrio entre tarefas administrativas, operacionais e atendimento ao cliente. Aline destaca alguns dos principais momentos do seu dia a dia:

Manhã
  • Revisão das operações: análise de relatórios da noite anterior, incluindo ocupação, check-ins e check-outs previstos, feedbacks de hóspedes e eventuais problemas.
  • Briefing com a equipe: reunião com líderes de setores (recepção, governança, alimentos e bebidas, manutenção, segurança) para alinhar as prioridades do dia.
Tarde
  • Gestão administrativa: controle de custos, revisão de orçamentos, pagamento de fornecedores, controle de estoque e análise de indicadores de desempenho (taxa de ocupação, receita, custos operacionais).
  • Relacionamento com hóspedes: circulação pelo hotel para interagir com os hóspedes e garantir que a experiência esteja de acordo com os padrões do estabelecimento.
Noite
  • Fechamento do dia: revisão de relatórios financeiros e operacionais antes do encerramento do expediente.
Com dinamismo e atenção aos detalhes, Aline Reis e sua equipe trabalham diariamente para proporcionar experiências inesquecíveis aos hóspedes, garantindo que cada estadia seja sinônimo de conforto, eficiência e excelência.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AGATHA ANTUNES TEIXEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »