Carnaval de Rua do Rio de Janeiro terá recorde na coletiva seletiva

Iniciativa, que em 2024 recolheu 57 toneladas, prevê aumento para mais de 60 toneladas na coleta de resíduos sólidos recicláveis. Serão distribuídos materiais informativos durante a passagem dos blocos e haverá postagens nas redes sociais.

JOãO RICARDO BAREBDO
20/02/2025 10h28 - Atualizado há 1 dia
Carnaval de Rua do Rio de Janeiro terá recorde na coletiva seletiva
Pedro Macedo/ Carnaval de Rua do Rio 2025

Nem só de folia e fanfarra vivem os blocos que passam pela cidade. As ações sustentáveis pedem passagem e, por isso, o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro compromete-se, mais uma vez, com a coleta seletiva de resíduos sólidos. Em 2025, 100 blocos que passarão pela cidade terão a gestão de materiais descartáveis coordenada pela Dream Factory (empresa vencedora do Caderno de Encargos e que produz o Carnaval de Rua do Rio 2025). Esta ação acontece em parceria com a Solos, responsável pelas cooperativas de catadores. Nos três primeiros finais de semana oficiais de Blocos de Rua, já foram recolhidos 6,6 toneladas de resíduos.  Com isso, espera-se que mais de 60 toneladas de resíduos sólidos sejam recolhidas até o fim do evento. 

 

Ao todo, uma equipe de 120 profissionais atuará em todo o período do Carnaval de Rua do Rio. A coleta será feita manualmente, com EPIs, pás, vassouras, big bags, carrinhos de suporte,  caminhões e será realizada antes, durante e depois da passagem dos blocos. Ao final, será feita uma última revisão pelo percurso para deixar o caminho livre para que a Comlurb possa lavar o asfalto. 

 

A frota de veículos utilizada será composta por  130 veículos durante o Carnaval. Os resíduos coletados terão como destino as cooperativas parceiras, onde serão pesados e revendidos, com os lucros revertidos para beneficiar cooperativas atendidas pela Solos. 

 

A fim de conscientizar os foliões sobre a importância das ações sustentáveis, a empresa responsável pela coleta disponibilizará materiais informativos durante a passagem dos blocos. Além disso, o engajamento será reiterado em postagens de redes sociais.

 

"O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é muito mais do que uma festa; é uma expressão vibrante da nossa cultura e um motor econômico para a cidade. Nosso compromisso é transformar essa celebração em um exemplo de responsabilidade ambiental, provando que é possível aproveitar intensamente sem abrir mão do respeito ao meio ambiente", afirma Bruno Guerra, diretor de Produtos da Dream Factory. 



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOAO RICARDO CUNHA BARBEDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »