Para o cultivo de frutas e vegetais em estufas: clipes para plantas feitos de biopolímero industrial compostável certificado

ecovio® 60 IA 1552 da BASF amplia o fim de vida útil dos clipes para reciclagem orgânica

LIGIA CERDEIRA
20/02/2025 10h12 - Atualizado há 1 dia
Para o cultivo de frutas e vegetais em estufas: clipes para plantas feitos de biopolímero industrial compostável certificado
BASF
Para o cultivo sustentável de frutas e vegetais em estufas, a BASF desenvolveu um biopolímero compostável industrialmente certificado que pode ser usado para fabricar clipes pretos e brancos para plantas. Com clips feitos de ecovio® 60 IA 1552, plantas trepadeiras anuais como tomates, pepinos e pimentões podem ser facilmente fixadas em estufas comerciais. Os clipes se beneficiam do desempenho equilibrado do biopolímero, que oferece resistência e flexibilidade, enquanto são compostáveis industrialmente certificados de acordo com a EN 13432. Assim, eles podem ser coletados junto com os resíduos das plantas após a colheita e enviados para a reciclagem orgânica em instalações de compostagem industrial (dependendo das regulamentações locais), onde se biodegradam. Com essa opção de fim de vida para os clipes, o microplástico persistente nos resíduos verdes, geralmente causado por clipes feitos de polietileno (PE) ou polipropileno (PP), pode ser evitado. Ao mesmo tempo, mais resíduos verdes podem ser transformados em composto valioso, contribuindo para a economia circular.
Os clipes feitos de ecovio® 60 IA 1552 são projetados para desempenhar efetivamente na horticultura para diversas culturas e em vários climas ao longo de todo o ciclo da cultura, adaptando-se facilmente às diversas condições ambientais típicas de estufas, incluindo flutuações de temperatura, umidade relativa e exposição à radiação UV. Os agricultores também se beneficiam de uma disposição de resíduos mais econômica do que com materiais não biodegradáveis: após a colheita, não precisam remover os clipes feitos de ecovio® das plantas, basta coletá-los para compostagem industrial.

Compostabilidade industrial comprovada
Testes de compostagem em escala industrial na empresa de gestão de resíduos holandesa Renewi, em Hook of Holland, mostram que o resíduo verde, juntamente com os clipes, é processado com sucesso na compostagem industrial de acordo com a ISO 2020 e se biodegrada em até seis semanas após cada ciclo de colheita. “Como especialistas na disposição de resíduos agrícolas, reconhecemos o valor significativo do ecovio® compostável e certificado da BASF para aumentar a coleta de resíduos orgânicos e reduzir o desperdício em aterros”, diz Johan van Paassen, chefe de reciclagem da Renewi. “Isso está alinhado com o nosso compromisso com a economia circular, ou seja, fazer uso inteligente dos materiais também no final da vida útil, gerenciar resíduos de forma eficaz e dar uma nova vida aos materiais usados. Isso é especialmente importante para a agricultura, onde a reciclagem desempenha um papel fundamental para garantir a saúde do solo e a segurança alimentar.”
Para os fabricantes de clipes, o ecovio® 60 IA 1552 é uma solução fácil de incorporar: pode ser produzido em máquinas padrão de PE ou PP para clipes. O biopolímero BASF também é aprovado para contato com alimentos de acordo com as regulamentações da FDA e da União Europeia. “Estamos orgulhosos que nosso grade de ecovio® para clipes possa ajudar os agricultores a melhorar a sustentabilidade de sua produção hortícola e contribuir para melhorar a qualidade do composto”, diz Antonella Pizzolante, gerente de negócios globais de Biopolímeros da BASF. “Acreditamos que adotar práticas agrícolas sustentáveis pode aprimorar a reputação do agricultor e atrair consumidores ambientalmente conscientes. Fizemos parceria com a Renewi para provar aos agricultores e consumidores que os resíduos verdes, juntamente com os clipes, se biodegradam com sucesso na compostagem industrial, apoiando assim práticas agrícolas ambientalmente responsáveis e melhorando a saúde geral do solo agrícola”.

Biopolímeros da BASF possibilitam a reciclagem de orgânicos na agricultura e horticultura
O ecovio® 60 IA 1552 para clipes complementa o portfólio de biopolímeros da BASF para a agricultura sustentável e a produção de alimentos. O ecovio® T 2206, compostável industrialmente certificado, pode ser usado para fabricar cordas pretas para o cultivo de frutas e vegetais anuais em estufas comerciais (de acordo com a EN13432) em diversos climas: Os testes mostram o excelente desempenho das cordas até o final do ciclo da cultura, quando os agricultores podem simplesmente coletá-las junto com os resíduos das plantas para reciclagem orgânica.
O ecovio® M 2351, biodegradável no solo e certificado (de acordo com a EN 17033), para filmes de mulching agrícola, pode aumentar a produtividade, acelerar a colheita, além de economizar água e herbicidas. Os filmes de mulching são completamente biodegradados por microrganismos, como bactérias e fungos, que existem naturalmente no solo. Os agricultores podem ará-los de volta ao solo após a colheita. Isso economiza tempo e dinheiro e ajuda a evitar microplásticos persistentes no solo agrícola, que ocorreriam com filmes de mulching convencionais feitos de PE não biodegradável.

Mais informações podem ser encontradas em ecovio e biopolymers.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
[email protected]


Notícias Relacionadas »