Cooperativas e hospitais Unimed conquistam certificação por práticas ESG

Entre 83 Unimeds certificadas, 56 são de pequeno e médio portes; o que reflete expansão da agenda ESG para além das grandes corporações

LILIAN SOUZA
18/02/2025 14h53 - Atualizado há 1 dia
Cooperativas e hospitais Unimed conquistam certificação por práticas ESG
Unimed do Brasil
São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 – A Unimed do Brasil divulgou o resultado do ciclo 2024 da certificação institucional Selo ESG Unimed, avaliação que verifica o grau de maturidade das práticas relacionadas à responsabilidade com o meio ambiente, o desenvolvimento social, a transparência e a ética na gestão das cooperativas médicas, empresas e unidades hospitalares que integram o Sistema Unimed. A primeira edição do novo Selo ESG Unimed certificou 83 Unimeds e 54 hospitais próprios.
 
Entre as 83 Unimeds certificadas, 19 são operadoras de pequeno porte (com número de beneficiários inferior a 20 mil), 37 de médio porte (número de beneficiários entre 20 mil e 100 mil) e 25 de grande porte (número de beneficiários superior a 100 mil). Dessa forma, 56 são de pequeno e médio porte, o que comprova que a agenda ESG deixou de estar restrita às grandes corporações e tem se expandido em todos os ambientes corporativos. 

O Selo ESG Unimed valoriza ações sociais e ambientais das cooperativas, voltadas para as comunidades em que estão presentes, em sintonia com o princípio cooperativista de "interesse pela comunidade". “Intensificar a agenda ESG em todo o Sistema Unimed é um compromisso da Unimed do Brasil. O Selo ESG reconhece os esforços de nossas operadoras e hospitais próprios nas áreas ambiental, social e de governança, e também incentiva a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis no setor de saúde, fortalecendo o papel da Unimed como agente transformador”, destaca o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior.

Conforme a última edição do Balanço Social Unimed, em 2023, 203 cooperativas médicas e empresas da marca – sendo a maior parte operadoras de pequeno e médio porte que atuam em municípios do interior – investiram R$ 97 milhões em ações, projetos, campanhas e eventos socioambientais voltados para a população, contemplando um público superior a 25 milhões de pessoas e 9,6 mil instituições. 

 
A avaliação do Selo ESG Unimed foi baseada em boas práticas ESG, com referência em iniciativas globais como o Pacto Global da ONU, GRI (Global Reporting Initiative) e outras métricas de reconhecimento internacional. 
 
Sobre a Unimed

Em 57 anos de atuação, a Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 340 cooperativas médicas e empresas, que estão presentes em nove de cada dez cidades brasileiras e atendem a 20,9 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera cerca de 150 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, com 30 mil estabelecimentos parceiros, além da rede própria, formada por 163 hospitais e hospitais-dia, unidades de urgência e emergência, centros de diagnósticos e serviços de terapias especiais, entre outros. Motor do setor da saúde na economia, injetou mais de R$ 87 bilhões nos serviços de saúde privados em 2023, com a realização de 631 milhões de eventos assistenciais (consultas, exames, internações e outros procedimentos).
 
A Unimed também lidera o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), avaliação oficial da agência reguladora do setor (ANS), com 16 cooperativas da marca entre as 18 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima na avaliação. Além disso, das 128 operadoras classificadas na faixa de excelência, com desempenho superior a 80% na avaliação, 82 são Unimed, incluindo a Unimed Odonto e a Seguros Unimed.
 
Mais informações: Hill and Knowlton 
Assessoria de imprensa da Unimed do Brasil
[email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lilian de Souza
[email protected]


Notícias Relacionadas »