*Por Bruno Padredi
Que a Inteligência Artificial e a Inteligência Artificial Generativa já fazem parte de nossas vidas, não há dúvidas. Setores como saúde, seguros, agronegócio e games têm se destacado entre os que mais procuram acompanhar as aplicações de IA em suas atividades. Mas há um segmento, em especial, que tem ganhado os holofotes dos grandes investidores: o da sustentabilidade.
Nesse sentido, um dos maiores desafios do setor é promover a descarbonização que, em linhas gerais, trata-se de um processo de eliminar, ou ao menos reduzir as emissões dos gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para a criação de uma economia global com baixo carbono, ou seja, que seja capaz de entregar alta produtividade, com o menor impacto possível no clima e meio ambiente.
Para isso, as empresas devem ser capazes de investir em fontes de energias renováveis; otimizar o uso dos recursos naturais, como água; implementar máquinas modernas e que otimizem ao máximo os processos geradores de gases; e até mesmo criar um inventário de carbono.
E onde entra a IA nesse contexto?!
Simples! Por meio de agentes de IA é possível aplicar sensores que conseguem indicar onde reduzir energia ou até mesmo criar produtos menos poluentes. Além disso, as soluções de IA conseguem proporcionar mais rastreabilidade da cadeia de produção, um dos principais elementos para a descarbonização.
Um exemplo prático pode ser quando a IA é aplicada para projetar estimativas de emissões de determinado produto, indicando onde e como podem ser feitos ajustes para redução dos gases. Ou até mesmo interagir com humanos e indicar que as ações para mitigar emissões poluentes estão corretas, mas os modelos de negócios é que precisam de ajustes para uma melhor performance.
Enfim, os exemplos e cases de sucesso em todo o mundo são diversos. O que é preciso é que sejamos capazes de acompanhar as tendências de ESG que sejam, de fato, relevantes do ponto de vista de negócios. Acredito que em breve veremos a união das soluções de IA, talentos humanos e, claro, uma sociedade cada vez mais sustentável.
*Bruno Padredi é CEO da B2B Match, o mais impactante ecossistema de conexões, negócios e experiências para CEOs e C-levels de diversos segmentos, e a empresa é integrante do ecossistema Ânima Educação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renniê Paro
[email protected]