A Cia. Mungunzá de Teatro abre os trabalhos em 2025 com mais uma temporada gratuita do sucesso Luis Antonio-Gabriela, de 14 a 30 de março, no Teatro de Contêiner. O grupo também acaba de lançar em seu site a gravação de 40 canções de seu repertório, incluindo temas de seus sete espetáculos.
Visto por milhares de pessoas em todo o Brasil, Luis Antonio-Gabriela estreou em 2011 e tornou-se uma das peças mais marcantes do grupo. O trabalho ganhou diversos prêmios, como Shell (Melhor Direção), APCA (Melhor Espetáculo); da Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Projeto Visual); e APLGBT Cidadania em Respeito à Diversidade (Artes Cênicas). Além disso, foi eleita um dos melhores espetáculos do ano pela revista Veja e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.
A peça narra a transformação de Luis Antonio, irmão do diretor Nelson Baskerville, na travesti Gabriela, em plena ditadura militar brasileira. Aos 30 anos, a protagonista decide enfrentar toda a opressão familiar e mudar-se para a Espanha para viver sua nova identidade de gênero, tornando-se, em pouco tempo, uma figura conhecida na noite europeia.
A trama percorre desde o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, em 1953, até a morte de Gabriela em 2006, na cidade espanhola de Bilbao. E ainda passa pela descoberta de sua homossexualidade aos oito anos e sua incessante busca pela construção de identidade de gênero.
A dramaturgia é construída por meio de um levantamento biográfico composto por fotografias, diários, cartas e entrevistas com familiares e amigos. São revelados diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.
Crédito: Léo Akio @akioleonardo
Baixe aqui imagens do repertório musical
O repertório musical
A gravação do Repertório Musical da Cia. Mungunzá de teatro marca mais uma etapa da revisitação histórica do grupo. Foram gravadas 40 músicas, passando por todos os nossos sete espetáculos: Porque a criança cozinha na polenta (2008), Luis Antonio-Gabriela (2011,) Era uma Era (2015), Poema suspenso para uma cidade em queda (2015), Epidemia Prata (2018), anonimATO (2022) e Cena Ouro (2023). Cada álbum reflete a identidade sonora do espetáculo ao qual pertence.
Gustavo Sarzi, além de ser o diretor musical e compositor das trilhas dos primeiros quatro trabalhos (até 2015), também assina a produção musical dos álbuns "Polenta", "Luis Antonio-Gabriela", "Era uma Era" e "Poema Suspenso".
Nos espetáculos mais recentes, outras colaborações ampliaram essa sonoridade. Em "Epidemia Prata | Cena Ouro", além de Sarzi, os músicos Bruno Menegatti e Flávio Rubens também assinam a direção musical, trazendo arranjos e regências voltadas exclusivamente para instrumentos de sopro, unicamente metais. Esse álbum tem ainda um diferencial: toda a gravação instrumental foi feita pelas próprias atrizes e atores da Mungunzá.
A produção musical dos álbuns "Epidemia Prata | Cena Ouro" e "anonimATO" ficou a cargo de Daniel Doc, que também integra a banda do espetáculo anonimATO, com direção musical de Carlos Zimbher. Este é o único trabalho da Cia. Mungunzá que conta com uma banda ao vivo em cena conduzindo toda a experiência sonora do trabalho.
Desde a pandemia de Covid-19, o coletivo passou a compreender a importância de registrar e documentar a própria trajetória. Em 2022, publicaram todas as suas dramaturgias, disponíveis de forma impressa e virtual no site do grupo. Os artistas também lançaram uma websérie documental sobre seus processos criativos, a trajetória do grupo e uma viagem que fizeram à Índia. Agora, com o lançamento desse repertório musical, dão mais um passo na organização e no compartilhamento da memória da Cia. Mungunzá.
Sobre a Cia Mungunzá
A Cia. Mungunzá é uma das companhias mais inovadoras do cenário teatral brasileiro. Criada em 2008, o grupo desenvolve a dezesseis anos uma pesquisa cênica continuada, alinhando arte, cultura e vida, construindo uma narrativa e uma linguagem autoral, com montagens de peças com grande poder de comunicação com o público.
A Mungunzá firmou-se como grupo que trabalha com diretoras e diretores convidados, fator que ajuda a manter os processos cênicos vívidos. Na sua pesquisa busca a polifonia e o hibridismo das linguagens artísticas, propondo a encenação como dramaturgia e o ato performático como atuação. Fomenta o fazer artístico como prática política e social.
O grupo extrapola suas fronteiras ao criar em 2017, o Teatro de Contêiner Mungunzá, uma ocupação artística, sede do grupo, que atualmente é um dos espaços culturais mais pujantes da cidade de São Paulo, que está reverberando mundo afora com sua potente e poética gestão cultural de impacto em contextos de extrema vulnerabilidade social, somada a sua arquitetura sustentável, transformadora e comunitária.
Ficha Técnica
Luis Antonio - Gabriela
Argumento e direção – Nelson Baskerville @nelsonbaskerville
Texto – A partir dos relatos de Doracy, de Maria Cristina, de Nelson Baskerville, de Serginho, de Pascoal (carta) e de Gabriela (cartas)
Dramaturgia – Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro
Intervenção dramatúrgica – Verônica Gentilin
Elenco – Fabia Mirassos @fabiamirassos, Lilian de Lima @liliandelima8, Lucas Bêda, Luiza Brunah @luizabrunahjerro, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras @pedrinho.thug, Sandra Modesto @modestosandra, Verônica Gentilin @vgentilin, Virginia Iglesias @viglesi
Técnico performer – Pedro das Oliveiras
Diretora assistente e preparação de atores – Ondina Clais
Assistente de direção – Camila Murano
Direção musical, composição, arranjo e músico em cena – Gustavo Sarzi @sarzigustavo
Preparador Vocal – Renato Spinosa
Trilha Sonora – Nelson Baskerville
Iluminação e cenário – Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos – Camila Murano
Visagismo – Rapha Henry e Fabia Mirassos
Vídeos – Patrícia Alegre
Artista plástico (telas/pinturas) – Thiago Hattnher
Designer e produção – Léo Akio
Produção Executiva – Cia. Mungunzá e Gustavo Sanna (Complementar Produções)
Produção Geral – Cia. Mungunzá de Teatro @ciamungunza e Teatro de Contêiner @teatrodeconteiner
Sinopse
Por meio de levantamentos biográficos compostos por fotografias, diários, cartas, entrevistas com familiares e amigos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta ao público a transformação de Luis Antonio em Gabriela. Baseada na história real de Nelson Baskerville, diretor do espetáculo, a dramaturgia é construída a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
Serviço
Luis Antonio – Gabriela, da Cia Mungunzá
Temporada: 14 a 30 de março
Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h*
*No dia 16/3 (domingo) a apresentação acontece às 11h e há uma apresentação extra no dia 27/3 (quinta), às 20h
Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo
Ingressos gratuitos
Bilheteria: Ingressos disponibilizados no Sympla e também distribuídos 1h antes de cada sessão
www.sympla.com.br/teatrodeconteiner
www.ciamungunza.com.br
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Capacidade: 99 lugares
Acessibilidade: Acessível a cadeirantes
***Ouça o repertório musical da Cia Mungunzá gratuitamente em https://www.ciamungunza.com.br/musicas
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DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
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