28/07/2022 às 12h02min - Atualizada em 28/07/2022 às 20h40min

Planejamento e eficiência no campo: a gestão correta de compras como fator diferencial para a produtividade

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Clóvis Sérgio Rodrigues_Produtor Rural_Crédito Raíssa Ribeiro (1)
A gestão de compras é o coração de toda a cadeia de suprimentos e é integrada às áreas de produção, manutenção e logística, influenciando desde a operação ao relacionamento com os clientes. A implementação de uma boa política de gestão de compras dentro de uma empresa, seja ela do ramo que for, evita a falta de produtos, erros no controle de insumos e fornece previsibilidade na gestão dos custos.

No agronegócio, especialmente para os produtores de leite, isso não acontece de forma diferente. Com um planejamento bem feito do lado de fora da porteira, o sucesso na produção é certeiro, afinal, aproximadamente 50% do custo do produtor é com a alimentação do rebanho.

A Alvoar Lácteos - quarta maior empresa de laticínios do Brasil e detentora das marcas Camponesa, Betânia e Embaré - preza sempre por oferecer produtos de extrema qualidade, com inovação, respeito ao meio ambiente e ao bem-estar animal, mas, principalmente, atuando em parceria com toda a cadeia produtiva. “Afinal, a qualidade dos produtos começa no campo, com o trabalho competente e incansável de diversos produtores rurais. São eles que garantem a qualidade e a pureza do leite, a principal matéria-prima de tantos produtos”, destaca o gerente de captação e fomento da Alvoar Lácteos - Unidade Sudeste, Yago Sartori.

Para garantir o patamar de qualidade desse importante insumo, é preciso ter uma atenção especial com os fornecedores. Dito isso, a Alvoar atua de forma assertiva na rotina dos produtores rurais parceiros com a oferta de programas de assistência técnica, gerencial e de capacitação que buscam colaborar para o aumento da eficiência produtiva e a maximização dos lucros dos produtores.

Na unidade sudeste, a empresa disponibiliza para os seus mais de 1.500 fornecedores de leite e 12 cooperativas virtuais parceiras o programa de consultoria técnica e gerencial Embaré Assist, para auxiliar no trabalho de gestão de compras.

Com a assistência, os técnicos da Alvoar fazem um levantamento individualizado e constante das principais demandas dos seus fornecedores de leite e vão ao mercado buscar as melhores oportunidades, ofertas e negociações. Afinal, cada produtor tem suas características próprias, mas todos têm em comum o desejo e a necessidade de produzir mais e melhor.

Segundo Yago, esse trabalho começa na raiz do negócio. “O consultores analisam aspectos que vão desde o controle de estoque, o histórico de compras do produtor, o orçamento, a capacidade de estocagem, até a previsão de entrega de insumos, quantidades mínimas, entre outros. Cada produtor é único, portanto, o trabalho de diagnóstico busca apontar exatamente onde é preciso agir e os pontos a serem melhorados”, acrescenta.

Com o levantamento feito, as equipes do Embaré Assist, vão atrás dos produtos, que podem ser fertilizantes, serragem, farelos diversos, milho em grão, açúcar, DDG (Dried Distillers Grains, ou Grãos Secos de Destilaria), entre outros, que as fazendas têm grande demanda ao longo de todo ano. Então, o time de compras da Alvoar Lácteos vai em busca dos melhores fornecedores e das melhores ofertas e negocia os preços para médio e longo prazo, garantindo as melhores oportunidades de negócios, antecipando-se até mesmo às safras.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp