Período de Carnaval pode ser aproveitado para fazer retiro em casa

Práticas do Ayurveda ajudam a compor uma rotina de auto-conhecimento, saúde e bem-estar

MARIANA GARRETT PAKER RODRIGUES
14/02/2025 14h51 - Atualizado há 1 mês

Período de Carnaval pode ser aproveitado para fazer retiro em casa
Tom Costa e Maria Alice Moraes

Para muitos, o Carnaval é sinônimo de festa e folia, mas para aqueles que buscam  equilíbrio entre corpo e mente, esse período pode ser uma excelente oportunidade para fazer um retiro e cuidar da saúde do corpo e da mente e atenuar os impactos como os trazidos pelo burnout. De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo.

O recesso, que este ano começa no dia 01 de março, sábado, pode ser um momento para se desconectar do agito da vida e dedicar-se ao autocuidado. Programas de detox, atividades ao ar livre, meditação e yoga são apenas algumas das alternativas para renovação física e mental.

“E quem ficar longe dos excessos nessa época adotando hábitos saudáveis pode levá-los pelo resto de 2025, já que a nossa sensação é que o ano só ‘começa’ depois do Carnaval. Iniciar esse novo ciclo com uma mente clara e um corpo revitalizado é um grande estímulo para essa mudança”, comenta Ana Volpon, especialista em bem-estar por meio da neurociência, psicologia positiva e ayurveda e autora do livro ‘Autenticidade - O melhor tempero da vida’.

Pilares para uma vida melhor

Para quem vai usar esses dias como um momento de buscar saúde e bem-estar, a recomendação de Ana é focar em seis pilares fundamentais: exercício físico, alimentação saudável, qualidade do sono, práticas de autocuidado, nutrir emoções saudáveis e praticar a meditação. “Um primeiro passo é identificar os desequilíbrios que causam desconexão no corpo e na mente, o que permite criar a base para uma jornada de autoconhecimento e cura, considerando os fundamentos do Ayurveda e seu impacto na saúde integral”. O Ayurveda é uma antiga medicina tradicional indiana, que oferece um conjunto de técnicas e conhecimentos que visam harmonizar corpo, mente e espírito.

Uma rotina que traz benefícios segundo o Ayurveda inclui acordar cedo e aproveitar a energia das primeiras horas da manhã para meditar, fazer yoga ou realizar exercícios leves. Exercícios de respiração consciente (Pranayama) acalmam a mente e promovem o relaxamento, uma ótima maneira de começar o dia.

Meditação e Pranayama

Para meditar, Ana recomenda escolher uma posição confortável que mantenha a coluna ereta. “Deixe as palmas das mãos viradas para cima ou para baixo, apoiadas nos joelhos, trazendo consciência à sua respiração” detalha. “Mantenha o foco na respiração. Observe o ar que entra e o ar que sai do seu corpo. Inspire contando mentalmente até quatro e libere o ar devagar contando até cinco. Faça isto algumas vezes e, quando quiser, feche os olhos. Relaxe os músculos da face, pescoço, relaxe os ombros. Relaxe seu corpo e conecte-se consigo mesmo. Continue focando na respiração e observando o ar que entra (expandindo o seu abdômen) e o ar que sai (contraindo o seu abdômen). Aos poucos, sua consciência se expandirá, o volume da sua voz interna será diminuído, sua mente ficará mais clara e estimulará os mecanismos de autorregulação do seu corpo, beneficiando não só você, mas todos que fazem parte da sua vida. Permaneça em silêncio, na mesma posição, por cinco minutos e vá aos poucos, se desejar, aumentando esse tempo - sendo vinte minutos o ideal. Terminado o tempo, permaneça por mais dois minutos neste estado transitório, esfregue as palmas das suas mãos uma na outra e, como uma conchinha, coloque-as sobre os olhos. Abra os olhos lentamente, ainda dentro desta “concha”. Devagar vá descansando as suas mãos, saia da postura e siga seu dia desfrutando do bem-estar que a prática lhe traz”. A especialista recomenda praticar diariamente, e, se possível, duas vezes ao dia.

Sono

O sono reparador passa por duas etapas leves e uma mais profunda até chegar à fase principal que é o sono REM (Rapid Eyes Movement), quando o corpo trabalha em outra frequência, a mente entra em repouso e os hormônios são liberados como devem; fase em que as memórias são processadas, que o conhecimento é consolidado e que os maiores sonhos acontecem. “Para atingir este ponto e nos deixar guiar pela magistralidade da natureza, horário, preparação e disciplina são fundamentais, além de dormir cedo é claro!”, alerta Ana. “Hábitos como fazer a última refeição até às 19h, diminuir estímulos luminosos, visuais e sonoros à sua volta, um banho morno seguido de uma xícara de chá de qualquer erva calmante e cheirosa. Tudo isso ajuda a dormir melhor e com qualidade”.

Nutrição e alimentação

Em relação a nutrição e alimentação, Ana compartilha (abaixo) a receita do kitchari, um prato tradicional da culinária indiana, especialmente apreciado na medicina ayurvédica por suas propriedades de desintoxicação e digestão fácil. Por ser balanceado e nutritivo, é frequentemente utilizado em dietas de purificação e jejum, ajudando a restaurar o equilíbrio do corpo e a eliminar toxinas. “Algumas pessoas optam por ser o único alimento ao longo de todos os cinco dias; outras comem apenas no almoço e jantar. Nesse caso, vale escolher também alimentos naturais e leves, como frutas frescas, no café da manhã ou outros lanches ao longo do dia”.

Complementando, o consumo de alguns chás ajudam na função hepática, com suporte ao funcionamento geral do fígado, proporcionando desintoxicação e melhora do metabolismo. “São indicados chás de alcachofra, dente-de-leão e boldo. São ingredientes fáceis de encontrar em qualquer feira ou mercado e o processo é simples também. A pessoa pode variar os sabores ao longo dos dias, tomando diariamente uma xícara ou duas”.

 

KITCHARI

Ingredientes:

1 xícara de arroz
1 xícara de feijão moyashi (mung bean)
2 colheres (sobremesa) de gengibre picado
2 colheres (sobremesa) de pimenta em grãos
2 colheres (sobremesa) de cominho em grãos
5 xícaras de água
1 xícara de legumes variados (opções: vagem, cenoura, chuchu, abóbora abobrinha, brócolis)
1/2 colher (sobremesa) de cúrcuma 2 colheres (sobremesa) de ghee
Sal e folhas de coentro a gosto

Modo de preparo:

Lave o arroz e o feijão moyashi. Adicione todos os ingredientes (exceto a ghee) na panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos depois que pegar pressão. Quando estiver pronto, espere até que a pressão saia completamente. Misture a ghee, decore com as folhas de coentro e sirva.

Chá de alcachofra

Ingredientes:

Folhas secas de alcachofra (1 colher de chá)

Água (uma xícara)

Modo de preparo:

Ferva a água com as folhas secas por 5 minutos e coe.

Chá de dente-de-leão

Ingredientes: 

Raízes ou folhas secas de dente-de-leão (1 colher de chá)

Água (1 xícara)

Modo de preparo:

Ferva a água com as raízes ou folhas por 5 a 10 minutos e coe. 

Chá de boldo

Ingredientes:

1 folha de boldo fresca ou seca

Água (1 xícara)

Modo de preparo:

Coloque a folha de boldo em uma xícara de água quente, deixe por 5 minutos e coe.

Sobre Ana Volpon

Ana Volpon é palestrante e facilitadora renomada, especializada em saúde e bem-estar. Com uma formação multifacetada, ela combina seu vasto conhecimento para ensinar técnicas simples e eficazes para uma vida longa, saudável e feliz. Sua trajetória inclui cursos como Instrutora de Saúde Ayurvédica pelo Institute for Integrative Nutrition (IIN) – Chopra Center, e pelo Shivananda Institute of Health em Kerala, Índia, além do Programa de Treinamento em Yoga pelo Instituto de Rodney Yee e Colleen Saidman Yee, em Sag Harbor, NY. Ana também possui MBA em Gestão de Negócios pelo Insper, pós-graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC/PR. Autora do livro: Autenticidade - o melhor tempero da vida, como criadora e host do podcast MindfulCast, ela promove conversas transformadoras sobre saúde integral, sempre com o objetivo de empoderar as pessoas a viverem de maneira mais plena.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA GARRETT PAKER RODRIGUES
[email protected]


FONTE: https://site.anavolpon.com.br/
Notícias Relacionadas »