Fuja das infrações de trânsito e evite multas durante a volta às aulas

Infrações como fila dupla ou transporte inadequado de bebês e crianças podem gerar multas gravíssimas, com perda de até sete pontos na carteira

TATIANE SANTOS
13/02/2025 17h03 - Atualizado há 2 meses

Fuja das infrações de trânsito e evite multas durante a volta às aulas
freepik

O início do ano letivo é um momento de alerta para o trânsito no entorno das escolas. A atenção com práticas de estacionamento e condução das crianças dentro do carro são fundamentais para a segurança dos pequenos e para evitar multas aos condutores. 

Por isso, a  Zapay, em parceria com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), separou algumas dicas para evitar as multas e transportar os pequenos em segurança. 

Fila dupla 
Uma prática irregular e frequente que impacta a fluidez do tráfego, principalmente nas capitais, é a fila dupla (parar o carro ao lado de outro veículo). Apesar de comum, essa ação é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 195,23, acréscimo de cinco pontos na CNH e até remoção do veículo. 

Vale lembrar que a fila dupla, mesmo que por um curto período, pode causar congestionamentos e acidentes. Algumas medidas podem ser adotadas para evitar a fila dupla em frente a escolas, como estacionar em quadras mais próximas, descer do veículo ou ainda programar-se em horários alternativos. 

Uso da cadeirinha 
O transporte de crianças em veículos também requer atenção especial. É fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos às normas de segurança e leis de trânsito para garantir uma viagem tranquila.  

O uso correto da cadeirinha é fundamental para a proteção dos pequenos. As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo CONTRAN.  

Bebê conforto ou assento de elevação? 
Transportar crianças sem a segurança adequada é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. O bebê conforto é indicado para recém-nascidos e a cadeirinha conversível é indicada para crianças de até um ano de idade ou peso de até 13 kg, sempre respeitando o limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo. O uso da cadeirinha é obrigatório para crianças com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos ou com peso entre 9 e 18 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo. 

Já o assento de elevação é obrigatório para crianças com idade superior a 4 anos e inferior ou igual a 7 anos e meio ou com até 1,45 m de altura e peso entre 15 e 36 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do produto. 

Orientações: 

Bebê conforto: indicado para recém-nascidos e bebês de até 13 kg. 

Cadeirinha conversível: recomendada para crianças de até 1 ano de idade ou peso entre 9 e 18 kg, sempre respeitando o limite do fabricante. 

Cadeirinha: obrigatória para crianças de 1 a 4 anos. 

Assento de elevação: exigido para crianças de 4 a 7 anos e meio ou com altura inferior a 1,45m e peso entre 15 e 36 kg. 
 

Sobre a Zapay  

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada e que opera junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE MARIA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »