São Paulo ganhará 50 Bosques Urbanos e plantará 120 mil árvores em 2025

Prefeito Ricardo Nunes inaugura nova área verde na região central e anuncia iniciativas para reduzir temperatura e ampliar a cobertura vegetal da cidade.

Redação - Itaquera em Notícias
12/02/2025 15h06 - Atualizado há 3 meses

São Paulo ganhará 50 Bosques Urbanos e plantará 120 mil árvores em 2025
Divulgação / Prefeitura de São Paulo
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou o 10º Bosque Urbano de São Paulo e anunciou a criação de 50 mini-florestas, incluindo o plantio de 120 mil mudas em 2025 e o transplante de árvores adultas. Durante a inauguração do Bosque do Canário, Nunes destacou que essas iniciativas podem reduzir em até seis graus a temperatura ambiente. As áreas para reflorestamento foram escolhidas com base em um mapa de calor da cidade. A população pode participar do plantio retirando mudas em pontos disponibilizados pela Prefeitura. Os Bosques Urbanos, que têm nomes de pássaros, visam aumentar a cobertura vegetal e preservar a fauna e flora local.

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quarta-feira (12) o 10º Bosque Urbano de São Paulo e anunciou a criação de 50 mini-florestas para tornar a cidade mais verde. Entre as ações previstas estão o plantio de 120 mil mudas em 2025 e o transplante de árvores adultas como alternativa ao corte. O decreto que oficializa os Bosques Urbanos também foi assinado.

Durante a inauguração do Bosque do Canário, na Avenida 23 de Maio, o prefeito plantou uma das 11 árvores transplantadas das obras do BRT Radial Leste. Com 4.827 m², o local receberá 357 novas árvores de diversas espécies. O transplante será adotado sempre que possível para preservar a vegetação da cidade.

Com temperaturas acima de 30ºC na semana, Nunes destacou que essas iniciativas ajudam a reduzir até seis graus a temperatura ambiente. Ele explicou que a escolha das áreas para reflorestamento é baseada em um mapa de calor da cidade.

Segundo o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, a população pode participar da campanha de plantio retirando mudas em pontos disponibilizados pela Prefeitura. Os interessados devem entrar em contato pelo 156.

Os Bosques Urbanos, batizados com nomes de pássaros, são áreas de preservação fechadas ao público e projetadas para ampliar a cobertura vegetal, melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna e a flora da cidade. Entre os novos espaços, destacam-se os bosques Asa-Branca, Beija-Flor e Curicaca.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »