Inovação e sustentabilidade ganham espaço em nova temporada do Deu Química! sobre transição energética

Série produzida pelo onono® reúne especialistas para discutir o papel do Brasil no que diz respeito a energias renováveis e o futuro sustentável da energia

LARISSA BATALHA | MáQUINA CW
11/02/2025 16h42 - Atualizado há 3 meses

Inovação e sustentabilidade ganham espaço em nova temporada do Deu Química! sobre transição energética
Divulgação: BASF
A transição energética é o caminho para um futuro mais sustentável, mas o que ela realmente significa? Como a mudança das fontes tradicionais para as renováveis pode impactar a sociedade e o mercado? Essas questões são o ponto de partida da nova temporada do Deu Química!, o podcast do onono®, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, lançado em 11 de fevereiro. A série Transição Energética, reúne especialistas dos mais diversos setores para discutir quais serão os caminhos dessa transformação.

Com cinco episódios, essa temporada aborda temas que vão desde energias renováveis até biocombustíveis, trazendo a inovação aberta como motor dessa transição. A série também coloca em evidência o papel estratégico do Brasil e da América do Sul na liderança de inovações no mercado energético e suas contribuições para a transformação global.


O episódio que abre é “Inovação e sustentabilidade: chaves da transição energética”, e reúne Rafaella Fatureto, gerente sênior de inovação da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê e Vale do Paraíba; Marcelo Ferreira, CEO da Automa, startup que fornece soluções tecnológicas e serviços de engenharia para o setor elétrico; e Aline Mazetti, consultora de sustentabilidade da BASF. Juntos, eles apresentam um panorama sobre o impacto da transição energética para empresas e sociedade no Brasil.

Entre os destaques do episódio, Rafaella ressalta que “70% do abatimento de CO global pode ser alcançado com 15 tecnologias que já existem. O desafio está em garantir a velocidade e a escala para implementá-las de forma eficaz”.

Marcelo ainda complementa sobre matriz energética no país. “No caso do Brasil, nós já temos uma um percentual muito pequeno de usinas poluentes, quase 90% de toda nossa energia é de fontes renováveis. De fato, temos potencial para sermos conhecidos como país da energia limpa,” acrescenta.

Já Aline, reforça o papel do Brasil nessa transformação. “Apesar dos desafios, o Brasil é um dos países que mais avança na implementação de ações para a transição energética, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado em junho de 2024. Subimos para a 12ª posição no Índice de Transição Energética (ETI), ficando em primeiro lugar entre os países emergentes, entre todos os países da América e em terceiro, entre as nações participantes do G20. O Brasil é uma potência verde, e temos uma oportunidade de liderar a transição e nos consolidar como um líder global em energia renovável pelo mundo, mas precisamos nos mobilizar e superar os obstáculos para concretizar este potencial”, comenta.

“A transição energética não é apenas uma mudança tecnológica, mas uma oportunidade de conectar inovação, colaboração e estratégias que moldam o futuro. O podcast é uma plataforma que reflete esse espírito, reunindo especialistas que trazem soluções e reflexões relevantes para transformar o setor energético,” afirma Ornella Nitardi, Head de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF e responsável pelo onono®.

Além de explorar as mudanças necessárias, a série reforça o compromisso da BASF em ser protagonista na construção de um futuro verde, conectando inovação, ciência e práticas empresariais que promovem impacto positivo

Nos próximos episódios, a série trará discussões sobre o papel do Brasil e da América do Sul no cenário das energias renováveis, o potencial transformador dos biocombustíveis, como a inovação aberta acelera essa transição e as perspectivas para o futuro do setor energético. Todo o conteúdo estará disponível nas plataformas onono+, Spotify e YouTube.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA LUIZA BATALHA BENEDITO
[email protected]


Notícias Relacionadas »