Saiba onde está seu dinheiro

Emergência Climática

Renato Nalini
10/02/2025 07h31 - Atualizado há 3 meses

Saiba onde está seu dinheiro
Domínio Público
            A cidadania precisa estar mais atenta ao que acontece com seu país. Principalmente com sua cidade, pois é nela que a gente nasce, vive e desenvolve as atividades que fazem valer a pena existir.
            Nesta época de chuvas inclementes, a resposta da natureza aos maus-tratos que secularmente vem recebendo do bicho-homem, existem críticas, mas pouca atenção ao que efetivamente o Poder Público fez e continua fazendo para adaptar a cidade à resiliência.
            A ocupação de espaços impróprios à construção de moradias vai gerar consequências desastrosas. Não é com obras gigantescas de engenharia que se vai “consertar” a natureza. Ao contrário: é preciso adotar soluções de acordo com a natureza.

            Investimentos vultosos em macrodrenagem – devolver o solo aos espaços que lhe foram subtraídos para receber cimento e asfalto – em microdrenagem, na limpeza de córregos, na construção de muros de arrimo e de contenção, no desentupimento de bueiros e bocas-de-lobo, são feitos e de forma incessante.
            A população precisa colaborar. Há um excesso de produção de resíduos sólidos, o que antigamente chamávamos “lixo” e que pode representar uma fonte de renda para pessoas que ajudam o processo de reciclagem. Quando o descarte é irresponsável, tudo isso vai agravar a situação e causar males que podem ceifar vidas.
            Procure saber como está sendo aplicado o dinheiro de seus impostos e acompanhe, com sugestões, propostas e considerações que entender adequadas, o trabalho que o Poder Público faz pela cidade e por você.
            Participar é uma forma consciente de ajudar o desenvolvimento e de alcançar o verdadeiro progresso, que só tem significado se melhora a vida das pessoas.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »