A tuneladora sul da Linha 6-Laranja, chamada "Maria Leopoldina", chegou à estação São Joaquim, finalizando a escavação desse lado do ramal. A máquina passará por manutenção antes de se deslocar ao VSE Felício dos Santos. Existe a possibilidade de a túneladora ser mantida para futuras expansões da linha, que pode incluir quatro novas estações.
Cerca de negociações entre as empresas Acciona e Linha Uni para a ampliação da linha estão em andamento. A entrega do primeiro trecho, entre Brasilândia e Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026, com mais estações a serem concluídas em 2027.
A tuneladora sul da Linha 6-Laranja, “Maria Leopoldina”, chegou neste domingo à estação São Joaquim, última desse lado do ramal. Agora, passará por manutenção antes de seguir ao VSE Felício dos Santos, onde deve concluir seus trabalhos no fim do mês.
Ainda não se sabe se a máquina será desmontada ou preservada para a futura expansão da linha, que pode ganhar mais quatro estações: Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e Parque da Mooca. As negociações entre a Acciona/Linha Uni para essa ampliação estão avançadas, buscando manter o equipamento em operação.
Com a chegada a São Joaquim, toda a escavação da linha está concluída. No último dia 3, a tuneladora norte chegou à estação Brasilândia e será desmontada. Há expectativa de um aditivo para ampliar o ramal com mais duas estações após Brasilândia, mas a escavação desse trecho não usaria tuneladora. A previsão de entrega do primeiro trecho, entre Brasilândia e Perdizes, é no segundo semestre de 2026, com as demais estações para 2027.