São Paulo, janeiro de 2025 - O Centro Cultural Canto, em São Paulo, inaugura no dia 5 de fevereiro a exposição "Um pouco mais pro lado", idealizada pelo técnico em museu e artista autodidata Ricardo Pereira. A mostra, que permanecerá em cartaz por dois meses, propõe um olhar inédito sobre profissionais que atuam nos bastidores do universo artístico, mas que também possuem trajetórias criativas e produções autorais ainda pouco reconhecidas no circuito tradicional.
A exposição reúne obras de mais de 25 artistas, incluindo arthandlers, produtores, conservadores, assistentes de artistas, museólogos e outros profissionais que desempenham papel essencial na realização de grandes eventos e exposições, como as Bienais de São Paulo, SP-Arte e Art Basel Miami. Embora fundamentais para a materialização dessas mostras, muitos desses trabalhadores não têm acesso a espaços em galerias ou reconhecimento por suas produções individuais.
A ideia para "Um pouco mais pro lado" surgiu quando o Canto, onde Ricardo Pereira já atua como técnico em museu, decidiu abrir espaço para um projeto autoral do profissional. Pereira, por sua vez, aproveitou a oportunidade para destacar a arte de colegas que acumulam experiência e conhecimento adquiridos em cursos alternativos ou através da prática autodidata, mas que raramente são reconhecidos pelo mercado tradicional.
“Mais do que uma celebração da criatividade desses profissionais, a exposição também levanta questionamentos sobre o papel da arte e os limites entre o artista e o trabalhador cultural. Ao trazer esses nomes para o centro das atenções, "Um pouco mais pro lado" propõe novos olhares e amplia as possibilidades de interpretação no cenário das artes visuais”, explica Ricardo Pereira.
Localizado na Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo, o Canto se consolidou como um centro cultural dedicado à disseminação de novos talentos e à realização de projetos artísticos inovadores. Com a missão de fortalecer a cena cultural da cidade, o espaço se destaca como ponto de encontro para artistas promissores e iniciativas que buscam deixar sua marca na paisagem cultural paulistana.
Seja por meio de exposições, debates, feiras, lançamentos de livros e novos projetos ou outras manifestações artísticas, o Canto se propõe a ser um território para a criatividade e a expressão independente.
Informações para imprensa:
LEcomuniCA Comunicação Estratégica
Carolina Gaspar: (11)98340-2892
@le_comunica
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA CARLA GASPAR MAZONI
[email protected]