27/07/2022 às 08h28min - Atualizada em 27/07/2022 às 14h41min

Entenda como a gravadora musical é crucial na jornada do artista

Você sabe o que uma gravadora faz pelo cantor? Ela é a responsável por manter uma parceria com a finalidade de ajudá-lo a alcançar o sucesso comercial e criativo.

SALA DA NOTÍCIA Camila Mateiro - New Music Brasil
http://newmusic.digital/
New Music Brasil

Entender como uma gravadora musical é crucial em todo o processo de criação de um artista é saber e compreender o papel extremamente importante que ela cumpre. Não são apenas direcionamentos, são estratégias cuidadas e bem pensadas

 

A gravadora é responsável por fornecer um time amplo de pessoas que trabalham diretamente com o marketing digital, com o fim de desenvolver os artistas e pensar diversas estratégias de lançamentos e conteúdos a serem produzidos. 

 

Em outras palavras, a gravadora ajuda o artista a conectar-se com sua música, a descobrir onde se encaixa na indústria musical, a criar um relacionamento sólido com seus fãs e está para apoiar e instruir em cada passo da sua jornada musical. 

 

Nós, da New Music Brasil, te ajudaremos a desbravar e destrinchar todos os pontos nos quais uma gravadora musical faz para o artista. Saiba tudo!

 

Qual o papel de uma gravadora musical?  

 

O papel principal de uma gravadora musical é cuidar do artista. Em apenas uma linha, esse é o conceito totalmente objetivo e resumido. Ela tem a função de auxiliar a escolha do repertório, no pagamento dos custos de investimento em mídias físicas e nas projeções de crescimento da carreira. 

 

As gravadoras podem se especializar em diferentes gêneros, como, por exemplo, uma gravadora apenas de gospel ou de sertanejo. Onde, claro, o foco será intérpretes de músicas que se encaixem dentro do gênero específico. 

 

Contudo, uma gravadora também pode abordar todos os gêneros musicais e utilizar selos com outros parceiros para identificar cada segmento. Os selos, hoje, desenvolvem um trabalho extremamente importante auxiliando artistas em questões de assessoria, gravação e divulgação de suas músicas. 

 

Entendemos o papel de uma gravadora musical, então, como ela coloca tudo isso em prática para o artista?

 

O que uma gravadora faz pelo artista? 

 

A gravadora é responsável por administrar a carreira inteira dos seus artistas, disponibilizando uma equipe preparada para cada passo que os seus clientes dão. Desde o primeiro processo de criação, da identidade, até os lançamentos e grandes investimentos para o futuro. 

 

Sendo assim, a gravadora fornece recursos e um time de constante crescimento, com investimento para realizar a visão artística da carreira. A gravadora, também, conta com o recurso de experiência, ou seja, ela sabe se envolver dentro dos mercados musicais no mundo todo, sem contar a vasta lista de contatos que ela conhece.

 

Falando da lista, uma gravadora é ótima para criar relacionamentos com outros artistas do mesmo segmento. Ela consegue conectar-se com outros intérpretes que somam na carreira do artista e criar novos conteúdos, mídias e parcerias.  

 

Suporte com a criação e gravação das músicas, também é um dos principais papéis de uma gravadora. Ela disponibiliza uma equipe de profissionais que montarão todo o processo criativo, desde a composição até a gravação do clipe final.

 

Por último, mas não menos importante, a gravadora musical conta com um time de marketing que irá desenvolver estratégias nas redes sociais e nas plataformas de streaming. Essa equipe, também, será responsável por alcançar seus fãs pelo mundo inteiro, criando, assim, a sua fanbase. 

 

Agora que você sabe todo o papel da gravadora, você sabe identificar a diferença entre ela e uma produtora?

 

Qual a diferença entre produtora e gravadora?

 

A gravadora é formada por grandes grupos. Dentro desses grupos, existe um ou vários produtores, criativo, musical, áudio, dentre outros, que são os responsáveis por toda a criação e produção do material que foi produzido ou ainda será produzido pelo artista. 

 

Ou seja, o produtor criativo e musical é aquele que é responsável por tornar as ideias criativas dos intérpretes viáveis. Escolhendo as músicas do repertório, arranjos, gravações e edições. Ele contribui com a sonoridade do projeto e com todo o criativo que ele requer, indo atrás de todos os processos e investimentos necessários.

 

Portanto, o produtor faz parte da equipe extensa da gravadora musical, assim como os selos. Eles são responsáveis por atender os artistas de maneira ainda mais nichada. 

 

Agora, você deve estar se perguntando a questão de milhões.

 

Afinal, como faço para conseguir um contrato com uma gravadora musical?

 

Conseguir um contrato com uma gravadora musical é o sonho de qualquer artista, seja ele no início da sua carreira ou com vários anos na bagagem. Contudo, para conseguir um contrato é necessário entregar o que uma gravadora busca.

 

Mas, o que uma gravadora busca?

 

Pois então, ela busca novidades, constância e ativos que trazem retorno comprovado. Ou seja, você precisa estar a par da modernidade e da invenção e mostrar que o seu conteúdo está te dando retorno. 

 

Separamos os três passos que você pode seguir caso queira assinar com uma gravadora musical, veja!

 

1. Audiência

 

Construa a sua audiência e a sua base de fãs seguindo o público alvo que houve as suas criações. Saiba quem ouve suas músicas e quem gosta do que você produz. Invista nas redes sociais!

 

2. Empreender 

 

Tenha ciência de que você é uma empresa e a sua música é o seu produto de venda. Não espere que a gravadora invista milhões de reais em seu projeto, quando ela ainda não conhece o seu potencial e não tem certeza se haverá retorno financeiro. Por tanto, saiba negociar e estabelecer uma relação de parceria com a gravadora.

 

3. Ouça

 

É muito provável que a gravadora queria interferir no seu projeto, explicando os seus pontos de vista. Saiba que ela possui um olhar comercial e sabe o que é melhor na carreira do artista, ela está justamente para te auxiliar pelos melhores caminhos. Portanto, esteja de portas abertas para ouvir e aprender. 

 

 

Chegamos ao final deste post e gostaríamos de saber nos comentários de você, artista. Esclarecemos suas dúvidas? Está pronto para realizar os seus sonhos indo atrás de uma gravadora musical? Não espere muito, venha a ser New Music Brasil!

 

Não se esqueça de conferir os outros posts disponíveis no Blog e entender tudo sobre marketing digital musical e o ecossistema musical. Te vemos no próximo post?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp