Prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo conheceram o Smart Sampa, o maior programa de monitoramento por câmeras do Brasil, que utiliza inteligência artificial para monitorar ocorrências em tempo real e já resultou em 586 prisões de foragidos e 1.787 prisões em flagrante. Com 23 mil câmeras e a meta de expandir para 30 mil até 2025, o sistema integra diversas forças de segurança e permite resposta rápida a crimes. Recentemente, ajudou na captura de criminosos de destaque, incluindo um membro da máfia chinesa e um estuprador condenado.
Prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo conheceram nesta terça-feira (4) o Smart Sampa, maior programa de monitoramento por câmeras do país. O sistema, que utiliza inteligência artificial para acompanhar ocorrências em tempo real, já resultou na captura de 586 foragidos da Justiça, 1.787 prisões em flagrante e na localização de 31 pessoas desaparecidas. Recebidos pelo prefeito Ricardo Nunes, os gestores avaliaram a tecnologia, que pode ser adotada em outras cidades.
Instalado no Centro Histórico, o Smart Sampa integra a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CET, SAMU, Metrô e CPTM. Com 23 mil câmeras instaladas e monitoradas 24 horas por cerca de 250 agentes, a plataforma permite resposta rápida a crimes e emergências. A meta da Prefeitura é expandir o programa para 30 mil câmeras até o fim de 2025, incluindo parcerias com a iniciativa privada.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou que os algoritmos do Smart Sampa identificam suspeitos e direcionam viaturas automaticamente. O sistema tem sido eficaz na prisão de criminosos, incluindo estupradores, traficantes e integrantes de facções. Desde janeiro, passou a acessar bancos de dados federais para identificar veículos roubados e pessoas procuradas.
Entre os casos recentes, o programa ajudou na captura de um integrante da máfia chinesa, um estuprador condenado a 73 anos de prisão e um foragido do Ceará condenado por feminicídio. Além disso, dois homens foram presos em flagrante ao tentarem furtar fios de uma creche.