Simpress compensa 19 mil toneladas de CO2 e refloresta mais de 30 mil árvores com programa Carbon Neutral

Iniciativa pioneira da empresa compensa o carbono emitido pelo consumo energético dos dispositivos (notebooks, tablets, PCs, impressoras e smartphones) locados pelos clientes

ANA CECíLIA PANIZZA
31/01/2025 12h22 - Atualizado há 3 meses

Simpress compensa 19 mil toneladas de CO2 e refloresta mais de 30 mil árvores com programa Carbon Neutral
Freepik
São Paulo, janeiro de 2025 - A Simpress, empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país, compensou mais de 19 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) e reflorestou mais de 30 mil árvores por meio de seu programa Carbon Neutral. Com a iniciativa, são compensadas as emissões de CO2 emitidas pelo consumo de energia elétrica dos dispositivos (como notebooks, tablets, PCs, impressoras e smartphones) locados pelos clientes da Simpress, grandes empresas de setores como saúde, educação, governo e varejo, com operações em todo o Brasil. Atualmente, a Simpress faz a gestão de mais de 600 mil dispositivos em mais de 2,6 mil clientes no país.

O balanço do Carbon Neutral da Simpress abrange o período entre maio de 2023, quando o programa foi implantado, e dezembro de 2024. A expectativa da empresa é dobrar o número de árvores reflorestadas até junho de 2025. A Simpress foi a primeira do setor de outsourcing de equipamentos de TI a neutralizar o carbono emitido pelo consumo energético dos dispositivos locados pelos clientes. Atualmente, de acordo com a empresa de inteligência de mercado IDC (International Data Corporation), 79% das empresas de grande porte avaliam se o uso de uma determinada tecnologia vai demandar mais ou menos recursos naturais.


Cerca de mil contratos da Simpress já incluem a neutralização de carbono dos equipamentos. Os clientes que aderem ao Carbon Neutral recebem certificado do Green Carbon com chave de validação e selo digital FSC (Forest Stewardship Council), além de laudo técnico de sequestro de gás carbônico. O compromisso da Simpress é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada.

Em parceria com o projeto Green Carbon, da empresa catarinense de tecnologia NDD Tech, a compensação de CO2 é feita por meio do reflorestamento de árvores. A Simpress faz o cálculo do consumo de energia elétrica de cada equipamento contratado por mês e, então, o reflorestamento proporcional de árvores é realizado em uma área de dois mil hectares, na serra catarinense.

“As políticas de ESG precisam estar cada vez mais presentes no cotidiano das organizações, e a rápida adesão dos clientes ao nosso projeto Carbon Neutral mostra que as áreas de tecnologia estão comprometidas com essa pauta”, afirma Georgia Rivellino, diretora de Marketing e Produtos da Simpress.

Calculadora de CO2
Em 2024, a Simpress lançou – também em parceria com a NDD Tech – uma Calculadora de CO2, pela qual qualquer empresa interessada em neutralizar suas emissões pode calcular a quantidade de árvores necessárias para compensar o CO2 gerado pelo consumo de energia elétrica dos seus equipamentos de TI. A plataforma realiza perguntas simples sobre o número de smartphones, notebooks e demais equipamentos de TI ativos na empresa, funcionários, quantidade de páginas impressas no parque de impressão, entre outras.

Ao final, a calculadora informa a quantidade necessária de reflorestamento de árvores para compensar a pegada de carbono. O cálculo é baseado na média de consumo de energia elétrica de cada tipo de equipamento e o método adotado na compensação segue a certificação FSC (Forest Stewardship Council). “Nossa Calculadora de CO2 surgiu como uma forma de ampliarmos a crescente demanda por soluções e estratégias ESG entre os nossos clientes, que podem fazer essa compensação de forma simples”, diz Georgia.

O modelo de outsourcing oferecido pela Simpress é uma boa opção para colaborar com o meio ambiente, uma vez que incentiva a economia circular, cuida do descarte correto dos dispositivos e reduz a aquisição desnecessária de novos equipamentos. Além disso, permite que as empresas tenham acesso a aparelhos modernos e eficientes sem precisar investir em sua compra e manutenção.

Com 60 das 100 maiores companhias do país como clientes, a Simpress está liderando a transformação do mercado de notebooks, smartphones, coletores de dados e impressoras térmicas usadas por grandes e médias empresas no país para o modelo de outsourcing, assim como fez de forma pioneira com as impressoras há mais de duas décadas.

A solução de outsourcing da Simpress vai além da locação: oferece gestão completa e entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, incluindo suporte contínuo e monitoramento para garantir o desempenho ideal dos equipamentos. Em casos de quebra ou furto, a reposição é rápida, minimizando impactos para o cliente. A empresa se destaca pelo atendimento em todo o Brasil, com SLA agressivo e soluções abrangentes que integram múltiplos serviços. Além disso, a segurança é priorizada para garantir uma gestão eficiente e proteger o parque de dispositivos.



Sobre a Simpress
Fundada em 2001, a Simpress, empresa do grupo HP, é pioneira em outsourcing de equipamentos de TI, como notebooks, smartphones, impressoras e coletores de dados. Líder de mercado no país, a companhia conta com mais de 2,4 mil funcionários, 16 filiais nas principais cidades e faz a gestão de mais de 600 mil equipamentos em 2,6 mil clientes ativos atendidos em todo o país, como Dasa, Yamaha, Harald, Pague Menos e Hermes Pardini. A Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. As soluções da Simpress oferecem mais eficiência, economia, flexibilidade e produtividade aos seus clientes.

Informações para a imprensa
NOVA PR
[email protected]
Cecília Panizza: 11 96644-5727 | Amanda Carbonera: 11 97293-1306 | Bruno Galo: 11 97540-7092
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CECÍLIA PANIZZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »