Dia Mundial de Combate ao Câncer - 4 de fevereiro
A Importância da mentalidade positiva e da rede de apoio no tratamento do Câncer
LIGIA VIEGAS
31/01/2025 14h36 - Atualizado há 5 horas
W3 Comunicação
4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma data que tem como principal objetivo ampliar a conscientização sobre o câncer e incentivar o diagnóstico precoce para ajudar a reduzir significativamente as mortes causadas pela doença. Mas, além dos tratamentos modernos e das campanhas de prevenção, a mentalidade positiva e a rede de apoio criada com familiares, amigos e até outros pacientes tem sido fundamentais no enfrentamento da doença.
É através dessa rede de apoio que milhões de pacientes conseguem seguir em frente, superando inúmeras dúvidas que surgem ao longo do tratamento e celebrando cada vitória.
Para muitas pessoas, o diagnóstico representa uma sentença. Mas não é bem assim. De acordo com dados científicos, o rastreio precoce diminui as chances da doença se tornar um risco a vida do paciente. No entanto, é importante obter um diagnóstico rápido e preciso, que identifique o estágio da doença.
Segundo Carmen Alves, autora do livro Lágrimas do Sol, recém-lançado pela Helvetia Editora, a meta de nunca desistir e o amor incondicional à vida foram determinantes para que ela enfrentasse muitos anos de tratamentos, 11 cirurgias e outros desafios pessoais para alcançar a cura. A carioca de 55 anos, descobriu um câncer raro e incurável aos 19 anos, e, apesar da previsão de dois meses de vida, enfrentou tudo com um olhar positivo para a vida rodeada de amor. Hoje, leva uma vida plena.
Durante os últimos 36 anos, passou por tratamentos no Brasil e no exterior, concluiu a faculdade de Educação Física, atuou como executiva em grandes empresas no Brasil e na Suíça, encontrou um grande amor e se casou, conheceu o mundo e ainda pratica esportes radicais, como montanhismo, esqui, paraquedismo e mergulho. A doença nunca a limitou.
“A vida me atropelou em vários momentos e sempre me reergui como uma fênix. Por isso, quero compartilhar minha jornada para inspirar e servir de acolhimento ao redor do mundo, não só para as pessoas que enfrentam o câncer, como eu, mas sim, todas as pessoas que de alguma forma ou por algum motivo, não enxergam sentido na vida. Desistir não é uma opção! Ser feliz é um ato de coragem, acredite!”, reflete Carmen.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA VIEGAS RAMOS
[email protected]