Especialista destaca como os exercícios podem ser um grande aliado contra a asma

As atividades físicas podem ajudar no controle da doença e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a enfermidade

NM
30/01/2025 15h30 - Atualizado há 2 meses

Especialista destaca como os exercícios podem ser um grande aliado contra a asma
Freepik
Muitas pessoas com asma acreditam que a atividade física pode piorar seus sintomas e, por isso, evitam se exercitar. No entanto, o sedentarismo é um dos maiores inimigos da saúde, inclusive para quem convive com essa doença respiratória crônica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de exercícios físicos, como caminhar, pedalar e nadar, é fundamental para a saúde de todos. Para pessoas com asma, a atividade física é ainda mais importante, pois ajuda a controlar a doença e melhora significativamente a qualidade de vida.


A professora de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Linhares, Suelem Missagia, explica que o sedentarismo pode gerar uma maior quantidade de crises de asma. "A prática regular de exercícios físicos melhora a capacidade física e a qualidade de vida, sendo uma ferramenta valiosa no tratamento não farmacológico de diversas doenças, como a asma", afirma.

É importante lembrar que a asma é uma doença caracterizada por inflamação das vias aéreas, o que causa sintomas como chiado no peito, falta de ar, aperto no peito e tosse. Esses sintomas podem ser desencadeados por diversos fatores, como ácaros, pólen, poluição e fumaça de cigarro.

Mas como a atividade física pode ajudar? O exercício regular fortalece os músculos respiratórios, aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação sanguínea, contribuindo para um melhor controle da asma. Além disso, a prática de atividades físicas regulares ajuda a reduzir o estresse, que é um fator desencadeante de crises asmáticas.

“É fundamental que as pessoas com asma consultem um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos. A atividade física é um complemento ao tratamento medicamentoso da asma, e não deve substituí-lo. Ao aliar exercícios regulares a um tratamento adequado, é possível controlar a asma e ter uma vida mais ativa e saudável”, finaliza.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NICHOLAS MONTINI PEREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »