ViaMobilidade promove ‘Dia D de Combate à Dengue’ nesta quarta-feira (29) na Estação Osasco

Iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Osasco e a Defesa Civil do Estado, integra a Operação Verão e visa conscientizar clientes sobre as medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti

MARIANA - IMPRENSA VIAQUATRO E VIAMOBILIDADE
28/01/2025 16h49 - Atualizado há 2 meses

ViaMobilidade promove ‘Dia D de Combate à Dengue’ nesta quarta-feira (29) na Estação Osasco
ViaMobilidade
São Paulo, 28 de janeiro de 2025 – A ViaMobilidade, em parceria com a Prefeitura de Osasco e a Defesa Civil do Estado de São Paulo, realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 7h30, o “Dia D de Combate à Dengue”, na Estação Osasco, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Agentes municipais de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Osasco, da Defesa Civil e colaboradores da concessionária farão um mutirão de conscientização com a distribuição de informativos e esclarecimentos de dúvidas sobre como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. 
 
Os passageiros serão orientados sobre como identificar e eliminar possíveis focos e criadouros do mosquito, que podem estar presentes em recipientes com água acumulada em copos, bandejas, pneus, prato de vasos, algumas plantas e troncos. Além da ação na Estação Osasco, uma outra equipe realizará vistoria para identificação e eliminação de possíveis criadouros nas dependências do Pátio Presidente Altino, incluindo via permanente, pátios, estações, bases de manutenção, oficinas e áreas administrativas da concessionária. 

 
Além disso, colaboradores da ViaMobilidade participarão de palestra ministrada pela Secretaria Municipal da Saúde de Osasco sobre orientações voltadas à prevenção da dengue. Esses colaboradores atuarão como multiplicadores, repassando os ensinamentos para os demais amigos e familiares. 
 
“Essa iniciativa visa orientar nossos clientes e colaboradores, pois só se combate a dengue com trabalho educativo e de conscientização. Elaborar um plano de contingência, principalmente em épocas de chuvas, é de extrema importância. Por isso, recebemos a visita dos agentes da Prefeitura de Osasco com frequência, que são nossos parceiros para eliminar possíveis focos do mosquito”, enfatiza Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. 
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, destaca que “a iniciativa é necessária para conscientizar a população sobre a prevenção da dengue e essencial para promover a saúde e o bem-estar da comunidade. Além disso, a colaboração entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para o sucesso de campanhas de saúde como essa.” 
Depois da ação na estação, agentes da Defesa Civil do Estado e dos municípios de Osasco, Itapevi e Carapicuíba farão vistoria em imóveis de bairros da região. 
"Estamos em um período propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti devido às chuvas intensas aliadas às altas temperaturas. Por isso, precisamos somar esforços para reduzir o número de casos de dengue em todo o Estado. Como as estações da ViaMobilidade recebem milhares de pessoas diariamente são ótimos locais para levarmos orientações ao público”, pontua o tenente Maxwel Celestino de Souza, diretor-adjunto de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo. 
 
Distribuição de água e Caminhos para a Saúde 
Ainda como parte da Operação Verão, nesta quarta-feira (29) haverá também distribuição de água aos clientes nas estações Osasco, Carapicuíba, Barueri, Barra Funda e Pinheiros, das 7h às 10h.   
Além disso, por meio do programa Caminhos para Saúde, promovido pelo Instituto CCR, também nesta quarta na Estação Barueri, trancistas e massoterapeutas estarão disponíveis para atender aos passageiros entre 7h e 10h. Lá também haverá distribuição de água a fim de proporcionar uma melhor sensação térmica aos clientes.   
 
 
Operação Verão 
O “Dia D de Combate à Dengue” é mais uma das ações promovidas pela concessionária ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 como parte da Operação Verão, que visa proporcionar mais bem-estar ao público durante o período de altas temperaturas.  
Ainda como parte da operação, estão sendo realizados mutirões voltados a melhorar a sensação térmica dos clientes. Até fevereiro, quando as temperaturas tendem a ser mais altas, no período de pico da manhã, regularmente agentes de atendimento e segurança (AASs) estarão devidamente identificados com coletes da Operação Verão e, em complemento às suas atividades habituais, realizarão um check-list relacionado à climatização dos trens, como a verificação de funcionamento das saídas de ar-condicionado. Os colaboradores também orientararão o público sobre a importância da contribuição dos clientes para o bom funcionamento da operação, como a não retenção de portas nem abertura de escotilhas, que só podem ser abertas por agentes quando necessário. 
 
Os passageiros recebem ainda dicas de saúde e bem-estar como a importância de manter-se hidratado, se alimentar bem e usar roupas leves. 
Os mutirões são realizados nas estações Barueri, Palmeiras-Barra Funda e Osasco, algumas das mais movimentadas da Linha 8-Diamante. 
 
Além disso, equipes de segurança e inspetores intensificaram a checagem, em pontos estratégicos, do funcionamento do sistema de ar-condicionado dos trens e das escotilhas, que quando abertas podem comprometer a eficácia da climatização. 
 
Manutenções preventivas 
A Operação Verão 2025 contempla também um conjunto de manutenções preventivas que visam reduzir os riscos de falhas e acidentes que podem ser ocasionados por chuvas fortes, ventania, descargas elétricas e calor intenso, características típicas da estação.  
Desde o início da concessão, há três anos, uma das principais iniciativas adotadas pela concessionária ViaMobilidade foi a substituição de válvulas e limpeza dos 600 condicionadores de ar dos trens da série 7.000, usados na Linha 8-Diamante, além de estudo sobre o desarme, otimização e melhora dos equipamentos de toda a frota. Nos trens Alpha da série 8.900 da Alstom, utilizados na Linha 9-Esmeralda, foram feitas limpeza e as regulações necessárias. 
 
Além disso, neste ano foram instalados ventiladores industriais nas estações de maior fluxo, como Osasco, Vila Olímpia e Pinheiros, a fim de proporcionar mais conforto térmico aos clientes. 
 
“Reforçamos a atuação dos nossos times em campo para assegurar que os clientes tenham mais conforto durante os períodos de altas temperaturas e intensificamos as manutenções preventivas a fim de termos uma operação mais eficiente diante dos riscos de intercorrências que podem ser provocadas por calor intenso, tempestades e descargas elétricas”, afirma André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9. 
 
ViaMobilidade – Linhas 8 e 9   
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, terá conexão também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.  
  
Informações à imprensa    
Mariana Buccieri – 11 99514-3495 
[email protected] 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE CASSIA BUCCIERI MARQUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »