Núcleo Negro de Pesquisa e Criação abre inscrições para Laboratório de Poéticas Cênicas
ELIANE VERBENA / VERBENA ASSESSORIA
27/01/2025 18h20 - Atualizado há 3 semanas
Integrantes do NNPC / Divulgação
O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC), coletivo composto por artistas do teatro e do audiovisual residentes em São Paulo, abre inscrições para o seu Laboratório de Poéticas Cênicas (Lab NNPC), dividido em ciclos de estudos, cujos temas são: atuação, direção, percussão, voz e fotografia para artes cênicas. As oficinas serão ministradas por artistas convidados e por integrantes do coletivo. As inscrições - gratuitas - devem ser efetuadas por meio de link disponível na página do coletivo no Instagram - @nnpc.sp.
O Laboratório de Poéticas Cênicas tem como plataforma metodológica as técnicas de teatro e de audiovisual do NNPC, desenvolvida ao longo de oito anos de existência. Esta atividade formativa visa fomentar os estudos coletivos dos artistas do NNPC e, ao mesmo tempo, compartilhar processos criativos com o público interessado. Os ciclos de estudos do Lab dão início às atividades do projeto Escombro - Parte II: Nossa Conquista, contemplado pela 43ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, que prevê a montagem do espetáculo inédito Nossa Conquista, cuja estreia e temporada acontecerá em 2025, bem como o lançamento de um foto-livro comemorativo do NNPC, que completará 10 anos em 2026.
O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) surgiu, em 2016, do encontro de Maria Gabi, Thais Alves, Jerê Nunes, Deni Marquez e Gabriel Cândido. Com interesse, em um primeiro momento, de pesquisar poéticas e éticas cênicas a partir das suas identidades como pessoas negras brasileiras, o coletivo compreendeu como seu foco a realização de criações autorais nas linguagens do teatro e do audiovisual, articulando memória, política, história e as complexidades da população negra no Brasil.
Lab de Atuação: (Re)Pensar Imaginários a Partir da Cena Encruzilhada
Com Aysha Nascimento
Dias 8 e 9 de fevereiro. Sábado e domingo, das 9h às 15h
Inscrições grátis: de 24/1 a 3/2 - Linktree na bio do @nnpc.sp. Indicação: 18+ c/ experiência em artes cênicas. Vagas: 15.
Local - 8/2: Centro de Referência a Dança (Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, S/N - Pça. Ramos de Azevedo - Centro Histórico de SP).
Local - 9/2: O Andar (R. Dr. Gabriel dos Santos, 30, 2º andar - Santa Cecília. SP)
Nos encontros, Aysha Nascimento propõe apresentar, de forma abrangente, alguns procedimentos de criação teatral partindo das suas experiências no Teatro Negro e no teatro de rua e popular. (Re)Pensar Imaginários a Partir da Cena Encruzilhada parte de jogos teatrais, de experimentações na oralidade e nos conceitos sobre construção da imagem e imagem construída e do trabalho nas dramaturgias do corpo e do espaço. O intuito do processo é suscitar reflexões cênicas sobre as representações e pontos de vista na perspectiva de provocações cênicas sobre imaginários e nas disputas de narrativas, através de procedimentos calcados nos processos colaborativos e no teatro narrativo.
Lab de Percussão: Kalungas e Afluentes
Com Maurício Badé
Dias 15 e 16 de fevereiro. Sábado e domingo, das 9h às 15h
Inscrições grátis: de 27/1 a 7/2 - Linktree na bio do @nnpc.sp. Indicação: 18+, interessados em geral. Vagas: 15.
Local: Estúdio Tamarineira (R. Francisco Marson, 285 - Jd. Monte Kemel. SP.).
O laboratório de percussão Kalungas e Afluentes é um encontro imersivo dedicado à exploração e construção de percursos sobre a musicalidade em suas diversas formas. Nele, os participantes mergulham no universo dos instrumentos percussivos e na musicalidade do corpo por meio de jogos e brincadeiras, ampliando a compreensão sobre a pluralidade sonora. A proposta vai além da técnica, buscando aprofundar o entendimento da relação entre som, espaço e interação com o outro.
Lab de Voz: Voz-Tambor: Escuta e Imaginação
Com Fabiana Cozza
Dias 24, 26 e 27 de fevereiro. Segunda, quarta e quinta, das 19h às 22h
Inscrições grátis: de 3 a 13/2 - Linktree na bio do @nnpc.sp. Indicação: 18+ c/ experiência em artes cênicas. Vagas: 15.
Local: IBT – Instituto Brasileiro de Arte (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277 - Bela Vista. SP).
Voz-Tambor: Escuta e Imaginação é um trabalho de percepção de si pelo caminho da voz, usando a canção como ferramenta de trabalho, de desvelamento, de escuta. A proposta acontece coletivamente numa abertura para a escuta de si, do outro, das musicalidades e relações com o espaço e os impulsos-tempo gerados a partir de movimentos corporais e respiratórios que os tambores provocam. O encontro se dá na presença de tambores com a participação de uma percussionista, e os diálogos e performances musicais vão descortinando e cerzindo pequenos enredos pessoais e do grupo pelos cânticos improvisados ou não, sugeridos, desconhecidos, imaginados. Uma investigação da voz por meio de sensações e emoções que nascem da ação corporal dos intérpretes em performance.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE FATIMA GARCIA VERBENA E OLIVEIRA
verbena@verbena.com.br
FONTE: https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2025/01/nucleo-negro-de-pesquisa-e-criacao-abre.html